10 de Fevereiro - Consagração dos levitas (Nm 7-9)

O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti; O Senhor levante sobre ti o seu rosto, e te dê a paz. Assim porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.Nm 6.25-2
A benção sacerdotal ou a benção araônica é de grande importância para o povo israelita e para os judeus modernos, o seu significado estava muito além de simples palavras proferidas pelo sacerdote. Os três verbos do versículo 25 nos dizem muito sobre o significado da benção. Abençoar o verbo original e barak que vem dizer engrandecer, deixar a pessoa prospera, fecunda sobre todas as suas coisas. Abençoar era desejar todas as bênçãos possíveis sobre a vida dos filhos de Israel o que lhes dariam longevidade na terra de Israel. O outro verbo Guardar no original Shama que tem o significado de proteger e que Deus nunca deixaria de protegê-los em todos os momentos de sua vida (Sl 127.1) o mais importante para muitos e o verbo Resplandecer no original Or que significa brilhar ou estar reluzente, portador de luz. Assim, como Moisés ao descer do monte Sinai resplandecia o seu rosto essa era a promessa para os filhos de Israel após todas as palavras da benção sua proteção a longevidade e a face de Deus estaria sobre todo o povo.

1 – Consagração do altar

Em Nm 7 voltamos novamente um dia depois da consagração dos sacerdotes as ofertas dos príncipes para a consagração do altar e as ofertas de purificação de todo o povo iria se estender durantes doze dias consecutivos onde cada tribo ofereceria em um dia específico conforme lhe fora ordenado (Nm 7.11) e pela primeira vez vemos a ordem de marcha tendo a sua importância na vida diária do arraial (Nm 7.12-83) e o destaque da tribo de Judá como líder de todo o povo. Todas as ofertas dadas pelos príncipes seriam aplicadas no serviço diário do tabernáculo tanto os bois e os carros, que foram dados aos filhos de Gerson e Merari, já que deles tinham o encargo do transporte das coisas sagradas.
Segundo Matthew Henry os doze dias de ofertas dos príncipes marcou o inicio dos serviços sacerdotais já que todos os utensílios tinham sido consagrados antes (Lv 8.10-11) e todos os príncipes trouxeram a mesma quantidade de ofertas para o Senhor, não temos relatos se foi uma ordem dada pro Moisés ou todos de bom grado resolveram dar a mesma oferta para a consagração do altar. O capítulo 7 é o complemento de Ex 40.11 após esse momento as ofertas deveriam ser continua, pois, todos os levitas dependiam dessas ofertas para se manterem no deserto, a parte que fora entregue aos levitas eram as ofertas e as comidas permitidas dos sacrifícios.

2 – Consagração dos levitas.

Os capítulos de 1 a 10 de Números podemos chamar de complemento do livro de Levítico, pois, eles tratam a respeito da organização civil e deveres dos levitas no meio do povo. Em Nm 8.5-15 vemos o processo de consagração dos levitas. A sua consagração é uma ordem divina que fora estipulada ainda no Egito por causa de todos os primogênitos que sobreviveram a décima praga (Nm 8.16-22). Toda a linhagem de Levi tinha sido entregue as ordens de Arão para que eles pudessem auxiliá-los na obra e no ministério do tabernáculo. Ao contrario do Sumo sacerdote e dos sacerdotes os levitas teriam tempo determinado para estar no serviço ministerial dos vinte e cinco aos cinqüenta anos, esse era o período que os levitas estavam aptos para estarem diante do tabernáculo e nos trabalho das coisas de Deus. A passagem de Números vem nos mostrar mais detalhes da primeira passagem que nos é apresentada ainda no livro de Levítico (Lv 3.5-13). Ao olharmos podemos observar que existia uma diferença muito grande na tribo de Levi, os sacerdotes, que eram consagrados ao Senhor para exercer aquela função e trabalho e os levitas que eram apenas purificados e separados dos demais israelitas, assim estava formada a casta ministerial do povo de Israel. Champlin nos mostra oito passos que foram dados na purificação dos levitas:
1. Purificação (Nm 8.6-7).
2. Oferendas (Nm 8.8-19).
3. Imposição de mãos (Nm 8.10).
4. Transferência de culpa (Nm 8.12-19).
5. Os primogênitos substituídos pelos levitas (Nm 8.15-18).
6. Os levitas são presenteados aos sacerdotes para que o serviço no tabernáculo corresse mais fácil (Nm 8.19).
7. Tudo isso feito, os levitas iniciaram seu serviço sagrado (Nm 8.20-22).
8. Limites de idade garantiram que os levitas serviriam a YHVH na flor da idade (Nm 8.24).

      Assim a consagração do tabernáculo e toda formação civil, militar e social do arraial estava formado e pronto para conquistar a terra prometida. Todas as ordenanças foram diretas do próprio Deus que entregou para Moisés.


Comentários

Postar um comentário