25 de Março - Loucura de Davi (I Sm 22-24)


Fugitivo e sem paradeiro Davi como grande estrategistas só encontrava uma solução para salvar a sua vida ir para a Filístia. Segundo alguns relatos do Talmud (Sanhedrin) existe uma lenda em que Davi fora atraído por uma Gazela que o conduziu até as proximidades da cidade de Gate. A loucura de Davi perante o rei Aquis alguns dizem que fora mentira para salvar a sua vida e outros afirmam que a loucura era parcial. Adam Clarke escreveu que para Davi aquele era o pior lugar para ele estar. Além de ser uma cidade inimiga era a cidade de Golias, o qual ele matara. Sua inteligência para estar convivendo naquela cidade durante dez anos de seu exílio fez com que ele passasse com um lunático a mais que morava naquela cidade.
Historicamente muitos davam como sendo a origem da loucura de diversas pessoas a demônios e forças sobrenaturais. Champlin coloca dentro de seu comentário que Davi poderia ter se aproveitado da condição da cidade de haver muitos lunático (I Sm 21.14-15)  se fez de um para se salvar. Estudiosos se dividem dentro dessa passagem de como seria a loucura de Davi. Alguns dizem que ele imitaria o frenesi dos profetas e sacerdotes de Israel ao se encontrar em perigo. Outros afirmam dentro da versão vulgata que Davi sofria de epilepsia. Assim, um doença causadora de sua loucura. Todos essas divisões apenas se tornam especulações já que não encontramos certeza sobre o tipo exato da loucura de Davi.

1 - Regresso à terra.

Acreditasse que ele tenha se refugiado durante dez anos em terras dos filisteus voltando para a sua terra após esse período. A sua volta aparece ao seu lado mais de 400 homens que seguiam a Davi. Possa ser que durante esse período as pessoas foram se aproximando de Davi aos pouco. A fama e a audácia de Davi em combate era respeitada e temida por muitos. Não sabemos ao certo o porque Saul não usou a família de Davi para atraí-lo novamente a terra de Israel. Segundo o historiador Flávio Josefo após a união dos outros guerreiros que se aproximaram de Davi ele passou a não temer mais nada. A procura do rei dos moabitas para que ali pudesse morar ou dar morada para seus parentes mais próximos. è possível que houvera um acordo militar entre Davi e o rei de Moabe, já que o rei era inimigo de Saul. O tempo da habitação de Davi nas terras de Moabe não temos o tempo correto, mas, com o chamado de Samuel volta de imediato para Israel com os seus soldados.
Saul reaparece no capítulo 22 envolvido em mais outro fato lastimável para um rei posto por Deus. Josefo comenta que Saul temeu muito quando soube que davi se reuniu com mais de quatrocentos homens armados. Ele sabia muito bem a bravura de seu suposto inimigo e que ele era capaz de fazer muitas coisas com um quantidade mínima de homens em seu comando. O assassinato de uma família completa de sacerdotes podemos considerar que esse foi o pior pecado de Saul. O genocídio cometido por Doegue e mais um grupo de criminosos mostrava a situação moral do reinado de Saul. A profecia referente a família de Eli é cumprida através da vida de Saul onde sua descendência não estaria perante o Senhor por causa da maldade de seus dois filhos. A matança segundo Josefo estendeu para toda a cidade de Nobe, a qual passou a ser cidade dos assassinos e homens malvados como Doegue. Em seu livro chega ao número de 385 sacerdotes foram mortos da família de Aimeleque.

2 - Davi o defensor de Israel.

Ao longo de seu exílio e fuga Davi atraiu para si pessoas de má fama. Homens perigosos que por sua vez se tornaram inimigos do rei Saul. Eram homens de guerras e aptos para enfrentar qualquer diversidade sobre uma boa liderança. Com os anos de exílio Davi aprendera a governar seu pequeno grupo mantendo-os em segurança e de forma organizada. Com o evento de Nobe Abiatar foge da fúria de Saul e vai ter encontro com Davi. Champlin afirma que com a chegada de Abiatar Davi passa a ter uma outra força ou área de governo de Israel, o sacerdotal, e aprende como lidar com um clã especial no meio do povo.
O território da caverna de Adulão era seguro para Davi. Ela se encontrava no meio de Gibeá e Gate. Ele poderia muito bem fugir para a Filístia em uma eventual perseguição de Saul ou ser a primeira linha de defesa contra os filisteus. Pouco sabemos sobre a cidade de Queila, mas podemos dizer segundo Josefo ela era uma cidade que recebia grande carregamento de trigo na região. A invasão dos filisteus a região de Queila iria prejudicar todo o abastecimento de trigo para o povo de Israel o que colocava Davi em grande dúvida. É o único relato que temos sobre Davi ajudar o povo em tempo de guerra. Era comum existir grupo de mercenários experientes em guerra para combater ao lado de diversos reis.
Ao tomar conhecimento da invasão de Queila, Davi faz aquilo que se tornaria frenqüente em sua vida, a consulta a Deus para todas as suas ações. A bíblia não relata a forma que Davi consultou a Deus para ir a peleja. Mas, Josefo nos diz que Davi consultou a Samuel perguntando se era de agrado do Senhor ele defender a cidade. No meio dos seguidores de Davi existiam dois grande homens usados por Deus. O profeta Gade (I Sm 22.5) o que Champlin acredita que ele tenha sido consultado e o sumo-sacerdote Abiatar que estava em seu meio com o Urim e Tulmim (I Sm 22.23) o que se tornou hábito para Davi tomar suas decisões.
A vitória sobre o exército filisteu aconteceu e o povo de Queila estava livre das mãos do inimigo. Atos de heroísmo não passam muito tempo despercebido. Com a notícia do livramento de Queila. Saul resolve montar seu exército para perseguir a Davi e matá-lo. Muitos de seus líderes temiam por Davi por que conheciam a sua audácia e coragem no campo de batalha. Saul a cada dia perdia o respeito de seus seguidores que aos poucos deixavam de ser leais ao rei.

Comentários