27 de Março - Morte de Saul (I Sm 28-31)

Vida que segue, Mesmo com o pedido de perdão de Saul e o pedido para voltar para a corte. Davi prefere voltar para a Filístia. Josefo afirma que Davi tenha passado um ano e quatro meses juntamente com o rei Aquis no vilarejo de Ziclague, assim como alguns trechos bíblicos. Davi precisava se alimentar e se sustentar de alguma forma o seu pequeno exército e para isso praticava pequenos furtos e matanças em territórios menores (I Sm 27.17-22). Davi era homem experiente em batalha sabia que em qualquer momento Aquis poderia se levantar contra Davi se ele pensasse que estava ali contra os seus interesses. Lawrence Richards no Comentário Bìblico do Professor nos diz que apesar dos erros que davi cometeu nos momentos mais difíceis ele pensava naquilo que não desagradava a Deus.
Aquis fora facilmente enganado por Davi, os presentes que Davi levava com certa frequência ao rei Aquis fruto de roubo e chacina que ele cometia a povos vizinhos. A bíblia é clara que ele não deixava nenhuma vivo para que não lhe entregassem e o exército viesse atrás de seu povo.

1 - Fidelidade ao inimigo.

Não sabemos se nesse período houve guerra entre os filisteus contra outra nação a qual Davi possa ter participado. Aquis considerava Davi um servo fiel dele, demonstrava que estava com raiva de seus conterrâneos o qual supostamente invadia a terra israelita para assaltar e roubar todo o gado. Os constantes ataques aos amalequitas provocaria graves conseqüências para Davi não muito tempo após esses ataques.
Para Aquis ter um dos maiores campeões de Israel em seu exército sendo de sua guarda pessoal era um grande triunfo. Ora provavelmente fazer guerra contra Israel podendo ter o seu grande campeão seria o melhor ato de afronta para o rei Saul. Ao fazer guerra Aquis chama Davi para a frente de batalha. Não podemos saber qual seria a reação de Davi ao estar diante daquela situação se ele realmente teria coragem de matar seus compatriotas. A batalha em frente a cidade de Suném definiria todo a estratégia e a vida de Davi como a de Saul. Ao se encontrar diante de Israel os outros reis filisteus olham Davi como uma grande ameaça em batalha.

O pedido de Aquis pareceu de bom agrado apesar dos relatos dizer que Davi estaria disposto a obedecer todas as ordens do rei para a sua vida. Davi apesar de ter o seu lado negro durante a fuga de Saul. Tentando matar Nabal (I Sm 25.13), e os vilarejos pequenos saqueando e se mantendo nas terras da Filistia.

Comentários