”O Senhor te abençoe e te guarde; O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e
tenha misericórdia de ti; O Senhor levante sobre ti o seu rosto, e
te dê a paz. Assim porão o meu nome sobre os filhos
de Israel, e eu os abençoarei.”
Nm 6.25-2
A
benção sacerdotal ou a benção araônica é de grande importância para o povo
israelita e para os judeus modernos, o seu significado estava muito além de
simples palavras proferidas pelo sacerdote. Os três verbos do versículo 25 nos
dizem muito sobre o significado da benção. Abençoar
o verbo original e barak que vem
dizer engrandecer, deixar a pessoa prospera, fecunda sobre todas as suas coisas.
Abençoar era desejar todas as bênçãos possíveis sobre a vida dos filhos de
Israel o que lhes dariam longevidade na terra de Israel. O outro verbo Guardar no original Shama que tem o significado de proteger
e que Deus nunca deixaria de protegê-los em todos os momentos de sua vida (Sl
127.1) o mais importante para muitos e o verbo Resplandecer no original Or que significa brilhar ou estar
reluzente, portador de luz. Assim, como Moisés ao descer do monte Sinai resplandecia
o seu rosto essa era a promessa para os filhos de Israel após todas as palavras
da benção sua proteção a longevidade e a face de Deus estaria sobre todo o
povo.
1 –
Consagração do altar
Em Nm 7 voltamos novamente um dia depois
da consagração dos sacerdotes as ofertas dos príncipes para a consagração do
altar e as ofertas de purificação de todo o povo iria se estender durantes doze
dias consecutivos onde cada tribo ofereceria em um dia específico conforme lhe
fora ordenado (Nm 7.11) e pela primeira vez vemos a ordem de marcha tendo a
sua importância na vida diária do arraial (Nm 7.12-83) e o destaque da tribo de
Judá como líder de todo o povo. Todas as ofertas dadas pelos príncipes seriam
aplicadas no serviço diário do tabernáculo tanto os bois e os carros, que foram
dados aos filhos de Gerson e Merari, já que deles tinham o encargo do
transporte das coisas sagradas.
Segundo Matthew Henry os doze dias de
ofertas dos príncipes marcou o inicio dos serviços sacerdotais já que todos os
utensílios tinham sido consagrados antes (Lv 8.10-11) e todos os príncipes trouxeram
a mesma quantidade de ofertas para o Senhor, não temos relatos se foi uma ordem
dada pro Moisés ou todos de bom grado resolveram dar a mesma oferta para a
consagração do altar. O capítulo 7 é o complemento de Ex 40.11 após esse
momento as ofertas deveriam ser continua, pois, todos os levitas dependiam
dessas ofertas para se manterem no deserto, a parte que fora entregue aos
levitas eram as ofertas e as comidas permitidas dos sacrifícios.
2 –
Consagração dos levitas.
Os capítulos de 1
a 10 de Números podemos chamar de complemento do livro de Levítico, pois, eles
tratam a respeito da organização civil e deveres dos levitas no meio do povo.
Em Nm 8.5-15 vemos o processo de consagração dos levitas. A sua consagração é uma
ordem divina que fora estipulada ainda no Egito por causa de todos os
primogênitos que sobreviveram a décima praga (Nm 8.16-22). Toda a linhagem de
Levi tinha sido entregue as ordens de Arão para que eles pudessem auxiliá-los
na obra e no ministério do tabernáculo. Ao contrario do Sumo sacerdote e dos
sacerdotes os levitas teriam tempo determinado para estar no serviço
ministerial dos vinte e cinco aos cinqüenta anos, esse era o período que os
levitas estavam aptos para estarem diante do tabernáculo e nos trabalho das
coisas de Deus. A passagem de Números vem nos mostrar mais detalhes da primeira
passagem que nos é apresentada ainda no livro de Levítico (Lv 3.5-13). Ao
olharmos podemos observar que existia uma diferença muito grande na tribo de
Levi, os sacerdotes, que eram consagrados ao Senhor para exercer aquela função
e trabalho e os levitas que eram apenas purificados e separados dos demais
israelitas, assim estava formada a casta ministerial do povo de Israel.
Champlin nos mostra oito passos que foram dados na purificação dos levitas:
1.
Purificação (Nm 8.6-7).
2.
Oferendas (Nm 8.8-19).
3.
Imposição de mãos (Nm 8.10).
4.
Transferência de culpa (Nm 8.12-19).
5.
Os primogênitos substituídos pelos levitas (Nm 8.15-18).
6.
Os levitas são presenteados aos sacerdotes para que o serviço no tabernáculo
corresse mais fácil (Nm 8.19).
7.
Tudo isso feito, os levitas iniciaram seu serviço sagrado (Nm 8.20-22).
8.
Limites de idade garantiram que os levitas serviriam a YHVH na flor da idade
(Nm 8.24).
Assim
a consagração do tabernáculo e toda formação civil, militar e social do arraial
estava formado e pronto para conquistar a terra prometida. Todas as ordenanças
foram diretas do próprio Deus que entregou para Moisés.
Deus seja louvado
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