24 de Março - Fugindo de Saul (I Sm 19-21)


Após a vitória sobre Golias, David passa a morar dentro do palácio. Apesar de ser ungido a rei por Samuel (I Sm 16) jamais deixou de ser fiel ao rei posto por Deus para liderar o seu povo. Não temos a noção do tempo que levou para o ciúme de Saul para com Davi começar por causa do cântico das mulheres. Ora David se tornou um guerreiro corajoso e alcançou fama e status diante da corte de Saul.
Ao ver que ele poderia ser uma ameaça futura Saul tenta de várias formas e meios para matar a David. A amizade entre Jônatas e Davi deixava cada vez mais a ameaça do reinado contínuo sobre a família de Saul. Em I Sm 18.4 vemos o grande gesto de Jônatas para com Davi. Para historiadores a troca de presentes era comum para que os amigos pudessem se parecer com o outro.

1 - Uma amizade dentro da corte.

Em muitos versículos podemos observar que a amizade entre os dois era muito grande e bem definida (I Sm 22 .8 ; II Sm 1.17-27; 19.1-13). Champlin coloca em seu comentário que todos os eventos da vida de Davi serviu de aprendizado naquilo que estaria por vir. Poucas informações temos a respeito dessa grande amizade entre Jônatas e Davi. Provavelmente Davi possa ter aprendido a guerrear com seu amigo, No capítulo 20 de I Samuel vemos o pacto entre os dois amigos. As tentativas de matar David se torna frequente na corte de Saul ao ponto de sua esposa Mical ter que fazer com que ele fuja e minta para o seu pai a respeito de Davi (I Sm 19.13-17). E de se estranhar que todas essas informações e tentativas não era de conhecimento de Jônatas a conversar do capítulo vinte vem demonstrar dois pontos importantes para entendermos essa amizade. 1 - Davi e Jônatas eram amigos e os dois tinham completa confiança no outro. Em suas ações. Com o casamento de Davi com Mical ao preço de duzentos prepúcios de filisteus (I Sm 18.27). Jônatas pode pensar que todo o ciúme de Saul para com Davi pudesse ser efeito do espírito maligno que incomodava-o desde a unção de Davi a rei ou até mesmo loucuras por causa de tantas guerras. 2 - Jônatas era confidente e conselheiro de Saul, seu pai, ao ponto de saber tudo que ele faria antes de acontecer (I Sm 20.2). Jônatas talvez tivesse o direito ao trono por ter sido um grande herói do povo de Israel.
Com muitas palavras de Saul para com Jônatas ele não enxergava o grande perigo que seu pai estava vendo. A perda do reinado contínuo era muito grande para a vida de Jônatas. O pacto entre os dois (Davi e Jônatas) no capítulo vinte demonstra fortemente essa visão que ele tinha a respeito de Davi. Ora as palavras de Saul foram duras para com seu filho durante a festa da lua nova (I Sm 20.25-34).

2 - Uma fuga, um pecado.

Apesar das tentativas falhas de Jônatas para com seu pai a respeito de Davi a única solução foi fugir diante de Saul. A grande dúvida e o questionamento de Davi era a respeito de onde esconder-se de Saul. Saul tinha guerreiros por toda a terra de Israel e possivelmente ele enviou mensageiros a procura de Davi nas cidades. Ao estar sem paradeiro certo Davi encontra refúgio e abrigo mesmo repentino com os sacerdotes.
A vida de David viria a ter diversas falhas e erros como todo homem qualquer, mas, ao ser ver com fome a única solução era os pães da propiciação. O alimento reservado exclusivamente para os descendentes de Levi perpetuamente (Lv 23.14). Não poderia comer pães como os outros israelitas, sobre a vida de todos os levitas estavam as lembranças das falhas humanas e ao mesmo tempo a separação e consagração a Deus.
Sem dúvida a grande pergunta do capítulo vinte e um é? Porque teria que estar separado das mulheres? R. N. Champlin vem nos acrescentar com o seu comentário o motivo da separação. Segundo a lei (Lv 15.15,18) era proibido que o sacerdote tivesse relação sexual. Para que a pessoa pudesse participar de algo sagrado era necessário passar por um banho ritual após a relação sexual ou no amanhecer do outro dia. A lei se estendia também para algumas ações militares a santificação do povo (I Sm 11.11-13).
Davi jamais poderia imaginar que a sua visita a cidade de Nobe ao sacerdote Aimeleque pudesse levar tão grande consequências a vida dos levitas. O exemplo claro de descaso e da loucura de Saul foi matar todos os descendentes e Aimeleque (I Sm 22.11) porque dera fuga a Davi. Mesmo com o servo de Saul juntamente na cidade com o sacerdote, não passou pela cabeça de Davi que o rei pudesse colocar em risco a vida de homens consagrados a Deus.
Sua fuga para território Filisteu traria grandes consequências e ao mesmo tempo respeito perante um inimigo. I Sm 21.10-15 conta um pequeno relato sobre a curta visita ao rei Aquis. Não se tem muita informação sobre a causa que levou Davi a ter com Aquis. Podemos imaginar que ele quisera uma permissão para morar na terra dos filisteus e se colocar à disposição do Rei de Gate (I Sm 27.2-3) para guerrear suas batalhas. Se fingir de louco para com o rei foi a melhor forma que Davi encontrou de livrar-se de uma possível morte perante o rei de Gate.

Comentários