02 de Março - O discurso final de Moisés (Dt 31-34)

O terceiro discurso de Moisés começa e juntamente com ele os últimos registros da vida de Moises. Sua vida de total dedicação a Deus estava preste a ser finalizada e partir para sempre ao seu lado. Moisés ao longo do livro de Deuteronômio vem se lamentando de não entrar na terra prometida por causa das águas de Meribá. Dentro do livro ele conta que orou diversas vezes para Deus deixá-lo entrar na terra (Dt 3.27 / 9.3 /31.2 / 34.7). A preocupação de Moisés era grande para com o povo, pois, ele tinha a convicção e deus falara para ele que aquele povo se afastaria dos caminhos de Deus e que todas as maldições (Dt 28.15-68) viriam sobre a vida deles. Durante a sua vida de comunhão com Deus ele exerceu o cargo de intercessor, para mim o cargo mais importante que ele tivera no meio do povo de Israel.
O capitulo trinta e um começa com a pose de Josué com sucessor de Moises à frente do povo. Josué vivera durante os quarenta anos no deserto ao lado de Moisés seguindo os seus passos e a frente do povo nas batalhas travadas. Israel iria precisar de um líder militar para poder enfrentar todos os povos de guerra que eram fortemente armados e preparados no campo de batalha. Com Moisés ele aprendeu a importância de estar aos pés do Senhor e ter a certeza que todas as coisas eram possíveis para Deus. O medo de Moisés era bem visível que todo o povo se esquecesse de Deus depois de sua morte o que de fato aconteceu após a morte de Josué (Jz 2.7). A visão de Moisés estava certo a respeito do seu sucessor que seguiu os seus passos e juntamente com Calebe permaneceu fiel a Deus contra toda a congregação é isso foi lhes imputado como justiça e foram os únicos que entraram na terra da primeira geração.

1 – O cântico de a Morte de Moisés.

         O acesso a lei toda iria ser escassa e provavelmente Moisés sabia que os levitas e sacerdotes fracassariam em sua missão de levar para o povo todos os ensinamentos descritos na lei a cada sete anos. Os rolos e os papiros eram difíceis na época e em pleno deserto a única forma para Moisés ensinar a todos os principais mandamentos e ordenanças nada melhor que um cântico para ser posto para que todos soubessem e se lembrassem de sua historia e de seu passado. Lawrence Richards nos diz que o cântico foi escrito para ser cantado constantemente para o povo jamais esquecer a importância da comunhão com o seu Deus. (Dt 32.39) e que a sua proteção estaria sobre todas as tribos de Israel. Moisés abençoou grandemente a cada tribo assim, como Jacó fez ao morrer no Egito (Gn 49). Podemos observar algumas semelhanças nas bênçãos ditas por Moisés e Jacó. O conhecimento sobre a benção patriarcal pudera ter levado a Moisés a proferir para que todos estivessem a ciência de seus valores no meio da terra.
O livro termina com a morte de Moisés ao subir no monte e contemplar toda a terra de Israel (Dt 34.1-3) e ali mesmo ficou e não desceu mais do Monte Nebo. Estudiosos dizem que Moisés foi levado ao céu não provando assim a morte física, pois, ninguém encontrou a sua sepultura até os dias de hoje. O livro de Judas nos deixa claro que ele morreu (Jd 9) e sendo um assunto polêmico dentro da bíblia essa passagem. O Livro de Deuteronômio termina dizendo que não houve nenhum outro profeta igual a Moisés no meio do povo de Israel (Dt 34.10-12).



Comentários