06 de Março - Conquista da terra (Js 10-12)


Os relatos da guerra santa continuam nos três capítulos pondo o fim na conquista parcial da terra. Ao parar para analisar as nações cananéias eram mais experientes em batalhas do que todo o povo israelita. O que todos sabiam que a única forma para conquistar era através da obediência a Deus e aos seus mandamentos.
O acordo do capítulo nove de Josué demonstra uma grande falha nos lideres do povo, por inocência ou por ficarem empolgados com os relatos que s seus feitos tinham atravessado toda a terra de sua possessão. O fato do engano levou a conquista de cinco reis ao mesmo tempo por terem cercado a cidade de Gibeá que o foco central do autor para dar início à matança de todas as cidades que foram conquistadas por Josué. As estratégias usadas por Josué são estudadas ate os dias de hoje nas grandes escolas de guerra. O ataque ao centro da terra para depois ser conquistada as extremidades foi o grande diferencial na campanha militar de Josué. Com a conquista de Jericó e Ai ou Betel, segundo Lawrence Richards diz que Josué abrira duas frentes de conquistas da terra assim ele podia atacar todo o povo inimigo de forma dividida diminuindo o tempo da conquista. Em Jericó ele controlou duas rotas comerciais importantes na região e em Ai ou Betel a condição ideal para atacar o lado oposto da cidade de Jericó.

 1- O Sol parou.

No livro de Josué podemos ler sobre o Sol ter parado (Js 10.12-13) estudioso dizem que foi apenas um fenômeno de refração da luz, o que levou o dia a ser mais longo do que o habitual. Segundo cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, com base em dados científicos da NASA encontram o ponto exato que houve o milagre descrito em Josué. A equipe chefia pelo Dr. Heizi Ytzhak o que aconteceu foi um eclipse solar no dia 30 de outubro de 1207. Com esses dados obtidos eles descobriram que apenas um eclipse pode ter mudado o efeito central da batalha. Se esse fato for realmente o correto o texto pode ter sido interpretado de forma errada, eles não ganharam na claridade do Sol e sim durante a escuridão do eclipse. A outro relato mais antigo que o do Dr Heizi que nos leva a década de 60 nos Estados Unidos. Com a tentativa de enviar um homem ao espaço todos os cálculos tinham que ser preciso para poder trazer Yuri Gagári de volta a terra. Os computadores projetados pela IBM encontraram uma falha em todo o sistema solar de 12h06m, o tempo que estudiosos bíblicos e historiadores acreditam que a terra tenha parado. Assim, levando a prova concreta de que não somente a terra parou mas todo o universo se teve naquele dia.
Levando em consideração que tenha sido simplesmente uma refração de luz seria normal acontecer em vários dias durante anos, o que falar do Sol da meia noite? Um fenômeno natural que ocorre no círculo polar ártico que próximo ao Solstício de Verão o dia chega a ter a duração de vinte e quatro horas ininterruptas, quanto mais perto do circulo maior a possibilidade do Sol demorar mais a se por. O fenômeno se dá por causa do eixo da terra provoca o efeito do Sol durar por mais tempo. O que nos leva a uma outra hipótese que o eixo da terra possa ter sido alterado nesses dia, pois, relatos em Josué diz que não se houve outro dia igual a esse.

A terra passou cinco anos para ser parcialmente conquistada e dividida para as outras nove tribos e meia. A divisão da terra foi mais uma estratégia militar para facilitar toda a terra ser conquistada e dominada pelo povo de Israel.

TORNE-SE UM SEGUIDOR DO BLOGGER E RECEBA DIARIAMENTE

Comentários