22 de Março - Falhas de Saul (I Sm 13-15)


Samuel jamais esperaria um começo tão promissor para Saul como o seu primeiro ano de reinado. Cumprindo todas as leis e mandamentos de Deus. A fase de transição da teocracia para a monarquia aconteceu muito bem, mas, foi a partir do momento em que Saul começou a agir só é que os seus erros começaram a acontecer. Matthew Henry nos mostra que Saul tinha duas características e isso fica muito claro com o passar de um ano de reinado. A versão caldeia diz que ele era perfeito e sem defeito, mas, ao oferecer sacrifício para Deus ele quebrou um dos principais mandamentos dentro da lei mosaica.
         Seria comum e a forma correta de ser analisada pelo ponto de vista de Josefo ao analisar cuidadosamente o capítulo treze de I Samuel. Com a sua pouca idade e sem nenhum conhecimento prévio de batalha pelos filisteus tirarem todos os ferreiros da terra de Israel e colocar postos de guardas na terra de Israel. Origenes chegou ao numero de 30 anos de idade quando Saul começou a reinar, passando assim quarenta anos como rei de Israel. Israel não tinha armas e nem experiências em batalhas, os filisteus trocaram completamente a forma de vida do povo guerreiro do começo da nação os tornam um povo agrícola e sem nenhuma experiência. Sem armas e sem experiência em batalhas Saul manda chamar Samuel para que o povo visse a sua presença e com o sacrifício a Deus o povo recuperasse vigor diante dos filisteus.
         Saul passa a cometer diversos erros quando começa a agir sozinho sem consultar a Samuel ou mesmo a Deus. O povo começa a verificar e observar todos os gestos de Saul e observa que eles cometeram um grande engano ao escolherem um rei sobre eles o qual Samuel alertou o povo sobre todas as conseqüências que o rei poderia agir para com o povo (I Sm 12.15). Mesmo com o ato de guerra decretado por Jonatas ao destruir uma guarnição de filisteus no território de Israel o que fizera decretar uma grande guerra contra os filisteus. O ato de deserção de muitos soldados provocara uma grande aflição no coração de Saul e isso o faz que seus atos sejam impensados e procura uma solução rápida resolver a questão. Ele não agira de forma erra em querer manter o povo perto dele para combater os seus inimigos, mas, ele não confiou em Deus que poderia dar a vitória certa para os israelitas. Ao oferecer o sacrifício para o Senhor após esperar por sete dias a vinda de Samuel. Ele comete um erro primário para com a lei de Deus o qual ele jamais poderia fazer isso para Deus.
Lawrence Richards nos diz que a fumaça do sacrifício ainda estava no ar quando Samuel chegou ao arraial do povo de Israel e por esse motivo a rejeição de Deus para com a vida de Saul (I Sm 13.13-14). Deus sempre dera uma segunda chance para quem ele tem um propósito especial. Ao lembrar-se de Abimeleque pelo grande mal que ele fizera ao povo de Israel no deserto tinha chegado a hora do povo pagar pelo erro de seu líder. Era simples e bem fácil de obedecer destruir completamente o povo e matar o rei e tudo que tivera naquela cidade. A vitória e destruição da cidade feita por completo, mas, o erro de Saul fez com que ele perdesse o seu reinado que fora transferido para outra pessoa (I Sm 15.23).

E dentro do capitulo quinze que temos um versículo usado de forma errônea por muitos crentes nos dias atuais. “E melhor obedecer do que sacrificar”, as ovelhas do povo de Abimeleque serviram de sacrifícios prestados a Deus e como despojos de guerra para os soldados. E de bom grado, mas, a cidade era para ser anátema a Deus por completo. Assim, nenhum animal poderia sobreviver ate mesmo para ser usados como sacrifícios ao Senhor. Os erros de Saul para com Deus o tirou o seu reino e foi transferido a Davi um homem melhor e temente de Deus.

Comentários