15 de Março - idolatria do povo (Jz 17-18)

A segunda divisão do livro de Juízes nos traz dois relatos ocorridos no tempo dos juízes que demonstra o total descaso as leis de Deus após a morte da geração que entrou na terra prometida. Poderíamos considerar uma falha dos pais que não ensinaram os seus filhos sobre os mandamentos e estatutos de Deus? Ou simplesmente o convívio com os povos vizinhos transformaram o povo santo em um povo pecador? Champlin classifica essas duas historias sendo: 1 – Idolatria (Jz 17-18) e 2 - Abominação da tribo de benjamim (Jz 19-21). Essas duas histórias poderiam servir de epilogo para todo o livro de Juízes, pois, as mesmas contam a forma de como Israel estava de prostituindo espiritualmente com os seus vizinhos e aos poucos deixando de lado a existência do seu único Deus.
Lawrence Richards nos diz que as duas histórias contidas em Jz 17-21 vêm demonstrar como estava a situação das famílias israelitas (Jz 17.1-5) e a queda do povo para com a idolatria dos povos pagãos e as ações que as leis proibiam que eles fizessem. O descaso para com Deus fica claro na historia de Mica (Jz 17), apesar de roubar a sua própria mãe e o fato de construir para ele ídolos para que ele adorasse constitui sobre ele um sacerdote próprio o qual ele pagava o seu salário anualmente e lhe dava tudo que estava em sua casa e nada faltava para ele. As historias provoca divisões para muitos estudiosos bíblicos que mostram as suas idéias completamente diferentes dentro do período histórico de Israel bem distinto. O primeiro é o mais aceito pela maioria que eles tenham ocorridos antes da vida de Sansão como juiz da terra o que nos levaria ao período de Otniel, o primeiro juiz. Os relatos dentro dos textos nos demonstram pontos interessantes para compreender aquele período dos juízes. A expressão “Não havia rei sobre Israel” (Jz 17.6 / Jz 18.1 / Jz 19.1 / Jz 21.25), simboliza que as tribos com a morte de Josué passaram a agir por conta própria assim, cada uma fazendo a sua própria vontade e suas leis esquecendo-se das ordenanças ensinadas por Moisés. F. Duane Lindsey nos mostra fatos importantes dentro do próprio texto para defender essa teoria: a referência para os netos de Moisés (Jz 18.30) a arca estar em Betel e não em Siló (Jz 20.27-28) são provas convincentes de que tenha acontecido logo nos primeiros anos da nação israelita. O segundo defendido por Edward Dalglish nos leva a crer que os relatos tenham ocorridos após a morte de Sansão, pois, o território danita ficou sob jugo dos filisteus obrigando-os a fugirem para outra parte da terra para procurarem habitação (Jz 13.5 / Jz 14.4 / Jz 15.11). Não tem como negar que a vida de Sansão provocou muita raiva dos filisteus para com os israelitas principalmente para os danitas, tribo original de Sansão, e com isso a perda do teritório seria o motivo para eles tentarem fugir da sua terra e procurarem outra para habitar.

1 – O sacerdote da tribo de Dã.

Outro grande erro visto dentro do capitulo dezoito de Juízes é sem duvida a santificação de um levita ao cargo de sacerdote do ídolo. Já foi explicado várias vezes a importância dos levitas no meio do povo de Israel, eles tinham livre acesso para habitar em qualquer cidade e todo o povo deveria dar morada para aqueles homens, pois, Deus não dera possessão para aquela tribo que representava o próprio Deus na terra. Aquele levita demonstrou o seu verdadeiro caráter por duas vezes (Jz 17.10 / Jz 18.20). Mica tinha assalariado muito bem ao levita para que lhe fosse sacerdote de seu deus em sua casa. Mas, o homem não satisfeito deu ouvidos aos homens de Dã que os levou para que ali ele fosse sacerdote de toda a tribo e assim, levando aquela tribo a se prostituir por completo diante do Senhor. Não sabemos quando ou como foi aquele sacerdócio do levita, os relatos bíblicos não nos dão informações do ministério e em qual momento ele deixou de existir no meio de Israel. Ao ser procurado pelos espias da tribo de Dã ele prontamente deu um bom oráculo para eles, qual acharam-no de bom grado e comoveu os seus corações para conquistarem a cidade de Laís para ali eles morarem e construírem sobre ela a cidade de Dã.
A conquista da cidade e o cumprimento da profecia do levita/sacerdote fazem com que todos os homens guerreiros vejam naquele homem como seu profeta particular e o levam da casa de Mica juntamente com os seus ídolos. Ora assim a primeira tribo a se prostituir por completo se afastando de Deus são os danitas. Eles podem ser considerados o pior retrato dos filhos de Israel na era dos juízes, além de servirem os deuses das outras tribos se apegaram com os deuses de Mica, o qual pela lei era para ser morto por toda a tribo de Dã tanto ele como o seu sacerdote, menosprezaram aquilo que Deus tinham dado para eles seguirem trazendo assim grande julgamento sobre todo o povo por causa da idolatria.


Comentários