A
segunda divisão do livro de Juízes nos traz dois relatos ocorridos no tempo dos
juízes que demonstra o total descaso as leis de Deus após a morte da geração
que entrou na terra prometida. Poderíamos considerar uma falha dos pais que não
ensinaram os seus filhos sobre os mandamentos e estatutos de Deus? Ou
simplesmente o convívio com os povos vizinhos transformaram o povo santo em um
povo pecador? Champlin classifica essas duas historias sendo: 1 – Idolatria (Jz 17-18) e 2 - Abominação da tribo de benjamim (Jz 19-21).
Essas duas histórias poderiam servir de epilogo para todo o livro de Juízes,
pois, as mesmas contam a forma de como Israel estava de prostituindo
espiritualmente com os seus vizinhos e aos poucos deixando de lado a existência
do seu único Deus.
Lawrence
Richards nos diz que as duas histórias contidas em Jz 17-21 vêm demonstrar
como estava a situação das famílias israelitas (Jz 17.1-5) e a queda do
povo para com a idolatria dos povos pagãos e as ações que as leis proibiam que
eles fizessem. O descaso para com Deus fica claro na historia de Mica (Jz 17),
apesar de roubar a sua própria mãe e o fato de construir para ele ídolos para
que ele adorasse constitui sobre ele um sacerdote próprio o qual ele pagava o
seu salário anualmente e lhe dava tudo que estava em sua casa e nada faltava
para ele. As historias provoca divisões para muitos estudiosos bíblicos que
mostram as suas idéias completamente diferentes dentro do período histórico de
Israel bem distinto. O primeiro é o mais aceito pela maioria que eles tenham
ocorridos antes da vida de Sansão como juiz da terra o que nos levaria ao período
de Otniel, o primeiro juiz. Os relatos dentro dos textos nos demonstram pontos
interessantes para compreender aquele período dos juízes. A expressão “Não havia rei sobre Israel” (Jz 17.6 / Jz 18.1 / Jz 19.1 / Jz 21.25),
simboliza que as tribos com a morte de Josué passaram a agir por conta própria assim,
cada uma fazendo a sua própria vontade e suas leis esquecendo-se das ordenanças
ensinadas por Moisés. F. Duane Lindsey nos mostra fatos importantes dentro do próprio
texto para defender essa teoria: a referência para os netos de Moisés (Jz
18.30) a arca estar em Betel e não em Siló (Jz 20.27-28) são provas
convincentes de que tenha acontecido logo nos primeiros anos da nação
israelita. O segundo defendido por Edward Dalglish nos leva a crer que os
relatos tenham ocorridos após a morte de Sansão, pois, o território danita
ficou sob jugo dos filisteus obrigando-os a fugirem para outra parte da terra
para procurarem habitação (Jz 13.5 / Jz 14.4 / Jz 15.11). Não tem
como negar que a vida de Sansão provocou muita raiva dos filisteus para com os
israelitas principalmente para os danitas, tribo original de Sansão, e com isso
a perda do teritório seria o motivo para eles tentarem fugir da sua terra e
procurarem outra para habitar.
1
– O sacerdote da tribo de Dã.
Outro
grande erro visto dentro do capitulo dezoito de Juízes é sem duvida a santificação
de um levita ao cargo de sacerdote do ídolo. Já foi explicado várias vezes a importância
dos levitas no meio do povo de Israel, eles tinham livre acesso para habitar em
qualquer cidade e todo o povo deveria dar morada para aqueles homens, pois,
Deus não dera possessão para aquela tribo que representava o próprio Deus na
terra. Aquele levita demonstrou o seu verdadeiro caráter por duas vezes (Jz 17.10
/ Jz 18.20). Mica tinha assalariado muito bem ao levita para que lhe fosse
sacerdote de seu deus em sua casa. Mas, o homem não satisfeito deu ouvidos aos
homens de Dã que os levou para que ali ele fosse sacerdote de toda a tribo e
assim, levando aquela tribo a se prostituir por completo diante do Senhor. Não
sabemos quando ou como foi aquele sacerdócio do levita, os relatos bíblicos não
nos dão informações do ministério e em qual momento ele deixou de existir no
meio de Israel. Ao ser procurado pelos espias da tribo de Dã ele prontamente
deu um bom oráculo para eles, qual acharam-no de bom grado e comoveu os seus
corações para conquistarem a cidade de Laís para ali eles morarem e construírem
sobre ela a cidade de Dã.
A
conquista da cidade e o cumprimento da profecia do levita/sacerdote fazem com
que todos os homens guerreiros vejam naquele homem como seu profeta particular
e o levam da casa de Mica juntamente com os seus ídolos. Ora assim a primeira
tribo a se prostituir por completo se afastando de Deus são os danitas. Eles
podem ser considerados o pior retrato dos filhos de Israel na era dos juízes,
além de servirem os deuses das outras tribos se apegaram com os deuses de Mica,
o qual pela lei era para ser morto por toda a tribo de Dã tanto ele como o seu
sacerdote, menosprezaram aquilo que Deus tinham dado para eles seguirem trazendo
assim grande julgamento sobre todo o povo por causa da idolatria.
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