12 de Março - Gideão e Abimelque (Jz 6-9)


Após os quarenta anos de paz e de obediência ao Senhor Deus, se levanta novamente mais um tempo de escravidão os seus inimigos. Não temos nenhum relato que ocorreu nesses quarenta anos de paz Jz 7.1 começa falando que o povo tinha se esquecido e desviado dos caminhos do Senhor. É poucas vezes que vemos dentro do livro de Juízes a figura do profeta, além de Débora temos aqui o profeta que exortou ao povo sobre os seus erros e pecados para com Deus e por esse motivo eles seriam castigados pelos midianistas. O povo de Israel que vivia da agricultura e da pecuária, voltada para o cultivo simples e sem as grandes cidades dos seus inimigos muradas e grandes fortalezas. O castigo viria com os midianistas roubando toda a colheita de Israel os deixando fracos e sem condições para se alimentar sobrando pouca comida em toda a terra. Compreendendo esse contexto e fator histórico nós conseguimos entender o motivo de Gideão estar escondido cultivando o seu campo escondido.

1 – Gideão.
        
         Ao lermos Jz 6-8 encontramos o quarto juiz de Israel, Gideão conhecido por Jerubaal pelos seus contemporâneos e concidadãos. Analisar a vida deste juiz é bem proveitosa pois, vemos dentro delas lições de vida e exemplos que possa ser feito para nos em nossos dias. Gideão temia pela sua pouca experiência de guerra não ser capaz de destruir todo o exercito dos mídianitas que passava a ser mais de cem mil homens fortemente armados. Ele sabia que o seu povo não era de guerra estava acostumado a viver em paz e a servir os deuses pagãos dos seus vizinhos que levou a sua desgraça para com o seu Deus. Lawrence Richards o considera como cético por não confiar nas palavras de Deus e por em duvida e pedir provas para que tivesse a real certeza de que Deus falara com ele. Jamais poderíamos chamar ou considerar Gideão um homem sem fé, ou que não acreditava no Deus de Israel, ele sabia claramente que o seu Deus falava com eles as historias das conquistas da terra era contadas de geração a geração pelos pais aos seus filhos o que sempre deixava vivo na memória do povo. O pedido dele fazendo prova com Deus era mais para ele ter a certeza de que era capaz de realizar tão grande ato e que Deus livraria por completo dos filhos de Midiã. Pedir prova estava dentro da lei Mosaica (Dt 18.21-22), era ensinado a por em prova todos os profetas e mensageiros que vinham em nome do Senhor. Tanto o primeiro pedido como o segundo pedido de Gideão eram coisas impossíveis de acontecer, assim, que os dois sinais fora o suficiente para ele reunir o povo todo em batalha.
         Uma grande lição nós podemos ver do inicio da vida de juiz de Gideão seu primeiro ato foi destruir a estatua de Baal que estava no meio de sua casa. Seu pai construiu um altar sendo adorado pelos demais moradores de sua cidade. Ele vinha de uma família idolatra que estava completamente afastada dos caminhos do Senhor. O erro estava dentro de sua casa e por isso, o seu primeiro ato teria que ser por sua casa para que Deus pudesse lhe conceder a vitória sobre seus inimigos.
Josefo nos diz que ao contar para seus amigos que Deus falara com ele imediatamente o boato se espalhou e ele conseguiu reunir os 30 mil homens. Não vemos dento do texto a forma como se deu para ele reunir todo o povo apenas está descrito a quantidade que reuniu e os seus trezentos guerreiros que foram à batalha. Deus concede mais uma prova de ele estava com Gideão e que aqueles poucos homens destruiria todo o exercito. Ao subir ao arraial ele tem a certeza de que a vitoria estava em suas mãos e que Deus tinha entregado todo o acampamento em suas mãos. Podemos ver que assim, como os grandes líderes do povo de Israel, Gideão ouviu e obedeceu a voz de Deus e realizou todos os seus mandados. A estratégia militar dada por Deus fez com que todo o povo se destruísse, assim, provocando mais morte pelos soldados inimigos do que pelos israelitas. Josefo diz que devido à escuridão, a multidão de povos diferentes no acampamento, o temor de Deus unido com o ataque pó três pontos diferentes. Não tinha outra forma a não ser só próprios soldados inimigos guerrearem contra eles mesmos e com os soldados israelitas.
Após à vitoria a humildade de reconhecer que tudo veio de Deus e rejeitar o cargo de rei que o povo quisera dar para Gideão e seus filhos (Jz 8.22-23). Gideão cai em uma pequena cilada armada por ele mesmo. O manto sacerdotal feito para Gideão serviria de laço para a sua casa, demonstração de descaso para com a casta sacerdotal levitica e um sinal de desobediência as leis divinas, esse mesmo manto sacerdotal levaria a todo o povo a se prostituir novamente perante deuses (Jz 7.27). Em todos os dias de vida de Gideão o povo serviu a Deus e o adorava.

 2 – Abimeleque.


Não há como separar Gideão de Abimeleque, seu filho, o qual tomara e se constitui rei sobre Israel. O erro poderia estar no seu nome e um grande desejo de que Gideão pudera ter algum dia em seu coração, apesar de ter rejeitado quando teve a oportunidade. Abimeleque vem de duas palavras hebraicas. “Ab” pai, quando juntamente com a letra yod (aby) tem o significado de meu pai e a segunda “melech” rei. Assim, seu significado e Meu pai é rei, o que pode ter provocado o desejo no coração dele para dominar sobre os demais. Alguns não consideram ele como um juiz de Israel, pois, não toruxe libertação para o povo, apenas usou a força para subir ao poder e sendo considerado um rei vassalo de Siquém e algumas regiões próximas.

Comentários