09 de Março - Morte de Josué (Js 20-24)




Os últimos capítulos finais do livro de Josué nos mostram dois pontos bastante interessantes. O que resume muito bem de como deveria ser a vida de Israel como foi comentado ao longo do livro de Josué a principal fonte causadora de todas as bênçãos do povo de Israel estava na sua obediência para com o seu Deus. A divisão de toda a terra tinha terminado e todas as tribos tinham saído para as suas terras.

1 – O altar da confusão.

Pelo visto não demorou muito para que todo o povo se rebelasse contra Deus fazendo assim um altar as margens do rio Jordão, talvez esse deva ter sido o pensamento das outras tribos que ficaram na terra realmente prometida para os filhos de Israel. Josefo diz que ao saber da noticia do altar que as duas tribos e meia construíra no Jordão seria para afastar a todos do Deus verdadeiro. O altar que chamou a atenção dos filhos de Israel para muitos estudiosos tinha o formato de um altar prestado para fazer sacrifício animal das nações pagãs, assim sendo mais um dos motivos para que o povo se revoltasse contra seus irmãos. A suma reunião das nove tribos e meia demonstra que eles estavam dispostos a fazer cumprir a lei de Deus, mesmo que fosse necessário destruir duas tribos por completo. William Horton nos acrescenta que o altar de tamanho grande pode ter representado para os demais um exemplo de desobediência a lei de Deus (Dt 12.5-14), o que levavam aos demais se lembrarem do caso de Peor (Nm 25.1-13) que por causa da desobediência muitos morreram no deserto. A figura central aqui é Finéias, filho de Eleazar o sumo sacerdote, que foi através de seu ato fez com que a praga cessasse em Peor. A comissão de guerra colocarei dessa forma estava sobre seu comando. Seu pai e o povo sabiam que ele faria o que fosse necessário para cessar a possível rebelião. Lawrence diz que o simples fato de um altar para ser por testemunha para os seus filhos e as futuras gerações. Não temos nenhum relato que aquele altar serviu para ser usado como sacrifício animal, assim, a palavra das outras tribos eram verdadeira para com seus irmãos e para com Deus.
A importância de Finéias para o povo nós observaremos mais adiante no livro de Juízes (Jz 19-21) o qual demonstra que o povo realmente estava disposto a observar todos os estatutos de Deus e por causa disso quase uma tribo fora dizimada da face da terra.

2 – Palavras de Josué.


Os dois últimos capítulos de Josué nos relatam sobre a convocação realizada por Josué próximo de sua morte. Segundo Josefo diz que a reunião ocorreu vinte anos antes da morte de Josué para que todo o povo escutasse mais uma vez as suas palavras de exortação e de obediência a Deus (Js 24. 5-15). Assim deixando claro para todo o povo que Deus faria conforme as atitudes tomadas na terra para com Ele e que em nenhum momento Deus deixaria de enviar as bênçãos sobre seu povo se fossem fieis como as maldições se os abandonassem. José nos apresenta duas qualidades sobre Josué um líder hábil para governador e um excelente general de guerra. Assim, descansou em paz e o povo ficou por conta dos juízes que regeram a terra durante 400 anos.

Comentários