05 de Março - Desobediencia (Js 7-9)

Ao lermos pela primeira vez o livro de Josué ele nos dá a sensação de que o povo todo realmente aprendeu obedecer ao mandato do Senhor que lhes dera durante todo o período de vida no deserto e que finalmente vai ser um povo santo e fiel ao Senhor. Os relatos dentro do capitulo sete vemos que não seria um mar de rosas como nos é transmitido nos seis primeiros capítulos do livro. Ora Jericó era anátema a Deus e nada poderia ser aproveitado ou ficar com vida daquela cidade, todos eles tinha de destruir os seres vivos e dar todos os objetos preciosos para ser colocado no tabernáculo de Deus. O pecado de Acã traria serias conseqüências para o povo todo diante de seus inimigos.

 1 – A cidade de Ai.

         Estudiosos dizem que a cidade de Ai não era muito grande e nem fortificada como Jericó no ponto dos espias dizerem que apenas uma pequena parte do exercito seria o suficiente para destruir aquela cidade. Champlin que a cidade estava posta em duas rotas naturais que ligavam o lado ocidental sendo assim, importante para a conquista de toda a terra. Estudiosos ligam a pequena cidade de Ai com a antiga cidade de et-Tell próximo a cidade de Betel. Em termos geográficos bíblicos a cidade ficava no meio do caminho das rotas naturais, mas, ela fora destruída em 2200 a.C. assim, novecentos anos antes de Josué lutar em Ai. Estudiosos bíblicos e historiadores divergem em cinco pontos que Champlin nos apresenta: 1 – Ai não é a mesma Et-Tell os historiadores podem ter escavado uma outra cidade; 2 – Elementos fictícios utilizados para demonstrar o perigo da desobediência contra o Senhor, sendo um fato não existente; 3 – O local é incerto nas escrituras, a que foi escrito anos mais tarde perdendo assim o ponto exato da cidade; 4 – Ao entrar na antiga cidade de Ai os israelitas enfrentaram os moradores de Betel, o que vem de encontro com os relatos bíblicos; 5 – Ao ser destruída em 2200 a.C. os moradores de Ai edificam Betel, que segundo historiadores sua fundação e ligada a mesma época da queda de Ai. Segundo W. R. Albright diz que os relatos da batalha não fora necessariamente contra a cidade de Ai e sim contra a cidade de Betel, tendo essa interpretação por serem os moradores de Ai a ter edificado a cidade de Betel. Sua pequena força armada destrói quase todo o exercito enviado de Israel para dominá-la e destruir ela por completo.

2 – O pecado de Acã.

       A derrota do povo em Ai incomodou a vida de Josué e de todos os anciões os quais rasgaram as suas vestes e se puseram diante do Senhor para ver onde estava o seu erro. A resposta e simples e direta para toda a liderança: “Israel pecou” sim um erro simples levou todo o povo à culpa. A demonstração de arrependimento do povo seria a morte daquele que tivera levado o povo a cometer o ato de desobediência. A importância do misticismo ao tirar a sorte mais uma vez é vista dentro das escrituras a qual levou sobre a vida de Acã.  Js 7.1 diz que o povo prevaricou e não somente Acã, isso era a demonstração que o erro de uma pessoa seria levado para todo o povo, pois, ele colocaria a teocracia em prova.

       Lawrence diz que por Acã ter enterrado debaixo da  sua tenda fora a principal causa de toda a sua família morrer juntamente com ele, pois era para que entregassem o seu pai ou o seu marido para que tivesse sido morto e ter tirado o anátema do meio do povo e isso os tornaram cúmplices da desobediência na ação de Jericó. Somente depois da morte Acã a cidade de Ai e conquistada, por terem consultado a Deus e seguido os seus planos conforme Ele tivera ordenado.



Comentários

  1. Ótima iniciativa, gostei muito e estarei repassando para que outros possam se fazer seguidores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adauto que Deus ti Abençoe ricamente.
      Estarei postando sempre. todos os dias ou de dois em dois dias com assuntos da leitura anual.

      Excluir

Postar um comentário