04 de Março - Jericó (Js 3-6)


A atravesia do rio Jordão era necessária para se dar início a conquista de toda a terra prometida. Estudiosos acreditam que o Jordão estava em época de uma grande cheia o que dificultaria a  sua atravesia. Em Js 4.10 faz uma alusão que Moisés tivera feito esse preparativos para a travessia do Jordão e que ele tivera ensinado a Josué antes de sua morte. Flávio Josefo nos acrescenta a ordem da marcha em que o povo atravessou que estava diferente da ordem normal de marcha. A arca da aliança deveria marchar na frente e os levitas logo atrás dela. A ordem era diferente da habitual a nuvem guiava o povo e a arca e a tribo de Levi estava dividida entre todo o povo de marcha. Em Josué não vemos mas a necessidade da nuvem e a coluna de fogo guiando o povo em nenhum momento, mas, a presença da arca serua de fundamental importância dentro da história. As tribos seguiam suas ordens normais com a única diferença no posicionamento que era um posicionamento militar posto por Josué. Todos os homens de guerra nas duas extremidades e mulheres e crianças ao centro das tribos, assim se fossem atacados estariam protegidos.


1 - renovando o pacto Abraamico.

Com a atravesia realizada e o local de acampamento definido em Gilgal e por terem provados os frutos da terra e saboreado que realmente ela manacá Leite e mel o mana se findou naquele dia em diante e não se teve mais na terra de Israel (Js 5.12).
O povo era incircunciso abandonara o pacto de Deus com Abraão, não temos notícias em que época isso aconteceu muitos acreditam que tenha sido no deserto a geração que saiu tivera ignorado ela por completo ( Nm 14.20-35/Dt 1 19-46). William Horton comentarista diz que esse novo fato se deu na puberdade de todos os homens e os homens de guerra e servia para fins de virilidade e a iniciação da aliança com Deus através da lembrança de Abraão (Gn 17.11) era necessário Josué ter feito a circuncisão de todo o povo, pois era um pré requisito de celebrar a Páscoa.

2 - Jericó.

O primeiro ponto de conquista era a cidade de Jericó, uma cidade fortemente e quase impenetrável. Josué passara  grande tempo tendo encontrar uma forma de invadir aquela cidade, segundo Josefo, até a aparição do Anjo (Js 5.14) deu a Josué todas as instruções necessárias para invadir a cidade e conquista-la. Lawrence Richards diz que do ponto de vista estratégico militar era impossível que a ideia dar certo, até mesmo para os dias atuais, uma simples marcha e barulho destruírem uma muralha. Pesquisadores e geógrafos afirma que o barulho e som das trombetas provocado foi tão insudercedor que abalou toda a estrutura física daquela muralha fazendo com que ela fosse ao chão. Assim como alguns cantores quebram uma taça através da sua voz, assim o povo conseguiu bradar na tonalidade certa para derrubar a muralha de Jericó. Lawrence continua que Deus estivera testando a fé de Josué para com Deus e a fidelidade do povo para com Josué através do silêncio e das ondas sonoras provocadas pelo povo capaz de levar aquela cidade ao chão.

Comentários