03 de Março - O livro de Josué ( Js 1-3)

       
O livro de Josué é o sexto livro do velho testamento e o inicio de uma divisão do velho testamento e da Tanach. Josué tem a sua importância devido o seu relato histórico da conquista parcial da terra de Canaã e pelo fato de: 1 – Ser o livro que relata a conquista da terra; 2 – Começo dos livros históricos que vai até Ester; 3 – O primeiro livro dos profetas anteriores, a segunda divisão da Tanach. A ordem dos livros da Tanach e do Velho Testamento são diferentes uma das outras apesar de conter o mesmo número de livros a sua posição e diferente.
       Josué era uma pessoa importante dentro do arraial não somente por ser o servo de Moisés (Js 1.1), mas pela sua experiência de guerra (Ex 17.8-1) que ele adquirira ao longo de sua vida. O historiador Flavio Josefo diz que ele foi um líder do exercito egípcio experiente em diversas batalhas principalmente na guerra Egito/Etiopia. A missão de Josué era de conquistar a terra tornando-se o novo líder do povo (Dt 31.14,15,28). Os capítulos de m a doze relata o processo de conquista de cinco anos de duras batalhas e guerras contra trinta e um reis cananeus. Josué precisava demonstrar para o povo que Deus estava com ele para que todos cressem na sua escolha. Em Js 1.1-10 lemos as palavras de encorajamento de Deus a Josué lhe dando as devidas instruções do proceder da sua nova vida. “Sê forte e corajoso” (Js 1.9), Champlin vem nos acrescentar que a necessidade que Josué tinha seria apenas confiar em Deus e nõ temer e obedecer todos os mandamentos e ordenanças do Senhor para que a sua vida fosse encorajada e conquistasse a terra de sua possessão.

1 – A terra de Canaã.

       Lawrence Richards nos mostra o fator histórico que a Síria e a Palestina por muito tempo estiveram sobre o domínio do império egípcio. Mas em muitas cidades-estados procuraram rebelião contra o Egito o que levou a Deus levar o povo pelo caminho mais longo para eles não verem a guerra na terra. Os povos de Canaã estavam atemorizados por causa dos filhos de Israel, as noticias da derrota de Ogue, rei de Basã já percorrera grande parte da terra levando grande terror para todos os povos (Js 2.9-14) com o medo dos israelitas do outro lado do Jordão. Champlin nos diz que o temor que os povos de Deus facilitou a conquista e preparou o povo para acreditarem que Deus estava com eles e agilizando a conquista de toda a terra (Js 2.9). O momento do julgamento divino para todas as nações estava chegando ao seu tempo determinado por causa de sua iniquidade viria a condenação sobre eles (Dt 20.10-18). A conquista de Canaã iria depender apenas da obediência a Deus. Os capítulos seguintes (Js 3-12) demonstra que somente por se demonstrarem obedientes a Deus eles obtiveram o sucesso e a terra pode ser sub-julgadas por Israel.

2 – A atravesia do Jordão.


      Após todas as observações feitas pelos dois espias enviados a observar a terra. Ao contrário de Nm 13-14 todo o povo não teme os habitantes da terra, pois, o medo das nações da terra era o sinal que Deus estava trabalhando para a conquista de toda a terra. A consagração do povo para a atravesia era o sinal para que eles pudessem contemplar todas as maravilhas que Deus realizaria através da vida de Josué e do povo todo derrotando os seus inimigos. Todas a grandeza e as lutas da chamada guerra santa estão relatados dentro do livro e Josué, que vai ser explorado nos próximos dias.

Comentários