23 de Fevereiro - Pontos básicos da lei ( Dt 10-12)

         
 Ao longo de todo o segundo discurso de Moisés descrito em Deuteronômio podemos observar que o foco dele foi a observação a obediência e sendo esse o tema principal era necessário lembrá-los de suas desobediências. Assim como no primeiro sermão o fator histórico serve para relembrar tudo que seus pais passaram e que eles não cometessem o mesmo erro que eles, pois, por não darem ouvido à voz de Deus. Ao demonstrar a sua intercessão pelo povo e a importância das tábuas da lei que fora destruída por Moisés ao ver o povo se prostituindo diante do bezerro de outro (Dt 9.17) e o grande sacrifício que ele tinha feito para que Deus mudasse de ideia a respeito do povo para que o pacto feito a Abraão pudesse permanecer no meio de toda a nação.

1 – Os cinco pontos básicos da lei.

Todos os comentaristas bíblicos pesquisados para fazer os estudos diários concordam que em Dt 10.12 nos mostram os pontos que Deus requer do seu povo. G. Ernest White comenta que nesse versículo p sermão chega ao seu clímax e os versículos 12 e 13 vem repetir as exigências que Deus requer que o seu povo cumpra. Matthew Henry nos acrescenta que aprendemos o nosso real dever para com Deus e o próximo.
Segundo John Watts nos mostra que possa ter sido a primeira parte do sermão de Moisés por ele estar baseado dentro do primeiro mandamento. A estrutura do sermão esta baseada em apenas quatro verbos o que ele chama de “perfeita correlação”, assim, ele divide o seu sermão em tópicos que estão relacionados com o todo (Dt 10.12-13), postos na segunda pessoa do plural Moises tem o intuito de relembrar o que Deus ordenou eles obedecer. Assim os cinco pontos básicos eram: 1 – Temer a Deus. O verbo temer segundo John Watts está diretamente relacionado à adoração e a atitude básica de reverencia muito comum no Oriente Médio. O verbo nunca foi de ter pavor do desconhecido o medo não sem fundamento nunca foi à principal razão de temer a Deus. Champlin nos diz que Deus estava pronto para destruir todos os desobedientes como ele fizera ao longo dos quarenta anos de deserto, mas o temor genuíno, a verdadeira adoração, é indispensável para aqueles que amam a Deus. O temor é nos apresentado em diversas passagens e bem explicado dentro das escrituras (Pv 1.7 / Jr 32.39 / Sl 22.23 / Ec 12.13 / I Pe 2.17). 2 – Andar em seus caminhos aqui tem a alusão ao Shemá (Dt 6.4-9), vemos que deveria ser uma constante para todos. Andar com Deus está associado a ter um estilo de vida uma forma de viver o qual todo o cristão ou aqueles que acreditam em Deus tem q seguir os seus estatutos. 3 – Amar a Deus, aqui nos é apresentado um dos primeiros pontos que o decálogo está diretamente ligado, os quatro primeiros mandamentos estavam ligados ao amar a Deus. Champlin nos diz que é a base de todos os atos realmente espirituais e a base da conduta cristã, Jesus ao ser perguntado sobre o que a lei estava resumida ele nos da a resposta; Amar a Deus sobre todas as cosias e amar ao teu próximo como a ti mesmo (Mt 22.37-39) a mesma passagem está escrita em Dt 6.9 a prova real da importância do livro para o dia a dia do povo. 4 – Servir ao Senhor, a vida dos israelitas era bem simples andar nos caminhos do Senhor, amar a Deus, Temer Deus e servir ao Senhor. Simples e fácil de obedecer. Matthew nos acrescenta nesse ponto que eles deveriam servir a Deus de todo o seu coração (Dt 10.20), e que todos os atos fossem feito com alegria. O termo servir é muito ligado com a palavra escravo ou empregado que tem a obrigação de fazer o seu melhor para o seu dono ou patrão. Mas,  Champlin nos coloca uma oura forma de ver essa palavra ela é a simples maneira de por em pratica toda a lei. Observando os seus mandamentos e todos os ritos e deveres para com o tabernáculo e ser realmente um povo santo e separado dos outros. 5 – Guardar os mandamentos, para finalizar é o resumo de todos os outros quatro pontos vistos antes.  Para poder se guardar exigiria da vida dos israelitas o conhecimento de todas as leis, ordenanças e estatutos impostos para o povo seguirem o que nos mostra a grande importância da leitura da lei a cada sete em sete anos para todo o povo.

O restante do discurso contido nos capítulos onze e doze vem falar sobre o direito a possessão de terra e mais leis sobre o povo. As leis é um ponto onde muitas pessoas param de estudarem as passagens bíblicas por elas muitas vezes serem repetitivas dentro três últimos livros do pentateuco (Levítico, Números e Deuteronômio), mas é esse ponto que é de suma importância para o povo está ciente de todos os seus deveres e das leis de Deus para que eles pudessem ter as bênçãos da parte Deus e não as maldições que ocorreriam a eles.








Comentários