27 de Fevereiro - Pureza e impureza (Dt 22-24)


O longo discurso serve para lembrar a todos as obrigações postas por Deus para todo o povo obedecer. As normas e leis voltam a estar sempre no meio do discurso e as pausas para separar os itens de assuntos de grandes importância que somente aparece em Deuteronômio como a colocação de juízes, oficiais e reis.
O capítulo 23 trata novamente sobre as leis de roubo de animais e sobre alguma falta grave contra o próximo. John Watts comentar que ao relacionar a criação de animais com as roupas, simboliza o comportamento que o povo deveria ter para com o seu próximo e os classifica como sendo irmãos e não desconhecidos. A questão da roupa era comum que as pessoas que tivessem uma única muda de roupa, pois tecer no meio do deserto levaria tempo e o processo era demorado e de difícil acesso. É com toda essa complicação no deserto a provisão de Deus fez com que todas as suas roupas e sapatos não envelhecem no deserto durante a sua peregrinação (Dt 28.5).

1 - pureza e impureza

Lawrence Richards define o conceito de pura e impuro nos livros da Torah como sendo um questão cerimonial - estado de condição do homem para com Deus - o aspecto da pureza estava diretamente relacionado com Deus, pois, sem alcançar devido nível de pureza espiritual Deus não poderia viver no meio de seu povo. E sempre foi um dos pontos batidos e exortados pelos profetas ( Ne 7.63 / Is 59.3/63.3 / Lm 4.14 / Dn 1.8 / Sf 3.1 / Ml 1.7,12).
A pureza não estava somente ligado aos alimentos ela também estava ligada as relações sexuais de pessoas casadas. O capítulo 22 vem tratar de diversas questões sobre as infrações sexuais que poderiam ocorrer em uma relação a dois. Não somente o adultério era crime e estava posto na lei como sendo um crime cometido no meio do povo e digno de punição levantar falso testemunho sobre uma mulher recém casada era passível de ser.considerado.crime de.calunia caso fosse achado como mentiroso o noivo e morte por apedrejamento se a mulher não fosse realmente virgem.
Todas as festa e assembléias não poderiam haver impureza ou pessoas impuras o que nos leva ao exemplo de Jefté que era filho de um prostituta e não poderia ter herdade no meio do seus irmãos (Jz 12.1). A palavra hebraica traduzida no texto provoca discordância entre os estudiosos. Segundo a interpretação rabínica sugere que fosse filhos de casamentos misto  (Ne 13.23 / Is 56.3-8) que não poderia se chegar às solenidades, mas, ela abria um parêntese para dois estrangeiros participarem os edomitas e os egípcios. A participação dos filhos de Edom John Watts nos diz por causa de seu grau de parentesco o ué tornava as duas nações irmãs e ao egípcios para se lembrarem que eles foram peregrinos no Egito. Assim a forma de lembrar tanto de seus parentes próximos como aqueles que lhe abrigaram na hora da dificuldade.

Comentários