18 de Fevereiro - preparativos de guerra.


      Os últimos dias de Moisés foram bastante agitados e com grandes resultados para o povo de Israel. Em Nm 31.1-12 lemos a derrota dos midianitas que fizeram todo o Israel pecar no caso de Baal-Peor e a prostituição com as mulheres pagãs. A ordem vem do próprio Deus que manda Moisés armar todo o povo a guerra e é uma das poucas vezes que vemos Deus agindo dessa forma. Os doze mil soldados enviados por Moisés destruíram cinco reis e  todas as suas cidades e ao profeta Balaão, filho de Beor, o principal causador da contaminação do povo com as moabitas.

1 -  A volta dos Soldados.

      Não era a primeira vez que vemos o povo de Israel entrar me guerra com outros povos ao seu redor, mas é aqui a primeira vez que temos a respeito das leis de purificação e divisão dos despojos de guerra. O povo demorava para aprender com os seus erros e as suas atitudes os levariam as sua futura destruição. Moisés fica revoltado ao ver o acampamento israelita cheio das mulheres que foram responsáveis pela desgraça diante de Baal-Peor, os mandamentos que Deus dera para o povo proibia eles se casarem com mulheres de outros povos que já tinham sido casadas ou relacionamentos com homens, pois, todo o costume de idolatria seria passado para o povo por meio da união e levando assim todo o povo a pecar contra Deus. Eleazar manda matar todas as mulheres que já.foram casadas e deixando apenas as virgens que eram facilmente criadas para serem submissas a vontade de seus maridos.
      Todos os soldados deveriam repartir a presa com os outros que não foram a guerra para que todos assim, pudessem ter participação dos bens concedidos por Deus através da batalha. Dentro da divisão estava o dízimo dos despojos o quais eram entregues ao levitas e sacerdotes para que fossem usados na obra do Senhor. Não temos relatos que de que o povo tenha reclamado sobre essa lei de repartir com o arraial todo, pois, o ato de gratidão a Deus era maior do que a ganância. O sacrifício dos capitães pelos soldados é um exemplo que finalmente a nova geração estava se acostumando a obedecer a vontade de Deus para com eles.

2 - O pedido da terra.

      Moisés ficara alegre com o acontecido, pois, o final de sua vida já estava determinado por Deus, ele sabia que iria morrer e que o povo realmente estava sendo fiel a Deus apesar de todas as murmurações e reclamações no deserto.
      A terra era boa para a vida pecuária cheia de pastos e alimentos insuficiente.para que os rebanhos sobrevivessem. Ao ver essa situação favorável plástico tribos de Ruben e Gade vêem a oportunidade de ter a sua herança naquelas terras o que pareceu mal aos olhos de Moisés. A condição de possuir a terra era simples passar o Jordão e conquistar a terra para os seus irmãos o quais também tinham direito a terem a suas terras como prometido. O medo de dar a terra em possessão para os rubenitas e gaditas era de o povo vendo a pose das outras duas tribos não quisessem atravessar o Jordão para conquistar toda a terra.
A partir do capítulo 33 e o final dos quarenta anos no deserto e o começo da conquista da terra o que vai ser lida com detalhes no livro de Josué.


Comentários