13 de Fevereiro - A vara que floresceu (Nm 16-18)

A vida no deserto não deveria ser muito fácil calor, sede, fome,necessidades básicas e outras coisas mais básicas que podiam estar em faltapara o bem estar do povo. O tempo das revoltas não acabou com a tentativa falhade derrotar os inimigos por conta própria ou com a rebelião de seus irmãos. Muitasoutras surgiram no meio do deserto por saberem que teriam que viver no meio dodeserto por mais 38 anos aproximadamente mexeu com os nervos de todos criandoassim, mais prejuízo do que as primeiras rebeliões.

1 – Coré o levita rebelde.

Nos capítulos dezesseis e dezessete vemos um caso direto derebelião onde os lideres tinham envolvimentos direto dentro do povo e cargos deconfiança para com Deus. A maioria das rebeliões que Moisés enfrentou foi arespeito de sua liderança, segundo Champlin o principal motivo de tantasrebeliões talvez tenha sido a colocação de Arão como sacerdote (Nm16.10) e o seu jeito autoritário e exclusivista de Moisés que o povovia em suas atitudes apesar de serem falsas (Nm 16.15). Coré nuncaquis a liderança de Moisés estava mais preocupado com a liderança religiosa e atribal do que sobre todo o povo. Ele era filho de Izar irmão mais velho de Anrão,pai de Moisés e Arão, provavelmente ele exercera um poder sobre toda a triboantes da nova organização tribal. John Joseph Owens destaca que a rebelião porparte de Coré tenha sido um briga familiar por ele ser deixados de lado em duasposições de liderança de seus irmãos. A liderança da tribo de Levi tinha sidoentregue a Eleazar filho de Arão o sacerdote, e todos os levitas estavam sobreas ordens de Arão para ministrarem no tabernáculo e Elisafã estava sobre ocargo dos filhos de Coate tirando assim, todo o poder que um dia pertencera a ele.Owens continua ainda e afirma que a maioria dos duzentos e cinqüenta homens eralíder tribal ou chefes de família de diversas tribos de Israel. A primeirarebelião que o cunho foi sacerdotal envolvia o ato de culto e o direito deestar diante de Deus, o principal alvo era Arão que fora o principal atingidopor Coré e pelos outros levitas que se revoltaram juntamente com ele. Asindagações de Coré para com Moisés e Arão não eram contra eles, mas, sim contraas ordens divinas por achar que toda a congregação era santa eles nãoprecisavam de um líder no meio deles ou que Arão estivesse a frente da tribo deLevi. A resposta de Moisés e simples o que mais eles poderiam querer daquiloque Deus tinha entregado para eles? A separação de todas as tribos era osuficiente para Moisés acalmar a situação foi recorrer para Deus e deixar queele decidisse (Nm 16.16-20).
O capítulo dezesseis nos mostra mais dois lideres desta rebelião,Datã e Abirão, filhos de Ruben, a bíblia não nos dá claros motivos que tenhamlevados a se rebelarem juntamente com Coré, mas o estudioso Matthew Henry queassim, como Coré ficou chateado por não ter parte em nenhuma liderança tribalos outros dois também estariam na mesma situação. Deus colocara a tribo de Judácomo sendo a mais importante tribo do meio do arraial a primeira que iria saira guerra demonstrado assim, o domínio sobre todas as outras tribos. Eles eramfilhos do primogênito de Jacó o qual era para ter grande respeito e importânciaentre as demais tribos. O não comparecimento de Datã e Abirão ao chamado deMoisés possa ter representado que a partir daquele momento eles não tinham maisMoisés como autoridade sobre as suas vidas. O castigo para toda esta rebelião éa única que todos os envolvidos morreram consumidos pelas mãos do próprio Deusque abriu uma fenda para os destruírem no meio do arraial (Nm 16.23-34).

2 – A vara de Arão.

A rebelião contra a tribo sacerdotal teria que chegar ao fim asordens de Deus para Moisés colocar as tribo de Levi sobre o tabernáculo eraclara e jamais poderia ser cobiçada por outra tribo do arraial. Matthew Henrynos acrescenta que a briga pela liderança tribal já fora resolvida, mas,segundo ele para evitar uma futura rebelião de um líder tribal ao cargosacerdotal e requerer para a sua tribo tal cargo. Ao chamar todos os príncipese pedir para que as suas varas sejam postas diante da tenda da congregação comseus nomes escritos nelas e Arão pela tribo de Levi. E de se notar que nãoforam doze varas postas diante da porta mais, sim treze varas. Arão não tinhaparte na possessão e As tribos de Manasses e Efraim cada uma tinha o seu própriolíder. Através de um verdadeiro milagre toda a possível rebelião contra a castasacerdotal chega ao fim. A vara de Arão floresce da noite para o dia, um pedaçode árvore morta do nada volta a florescer e gerar vida nela. Poderia de serestranha ou dizerem que a vara de Arão teria sido trocada por outra, mas, o milagrefoi completo ela apenas não deu folhas como também flores e frutos (Nm10.8). Segundo Matthew diz que eles estavam espalhados por todos oscantos da vara de Arão. Segundo os targuns e os comentários judaicos nos dizemque os frutos estavam maduros e prontos para ser consumido. A vara de Arão éposta dentro da arca como testemunho do grande milagre (II Cr 35.3). Em Nm17.10 Deus diz que esse sinal acabaria de uma vez por todas com as rebeliões outentativas futuras que poderia prejudicar o todo o arraial.
John Owens nos apresenta dentro das lendas várias estória contandosobre uma vara que florescera e sendo assim postas em locais específicos: Avara de José de Arimatéia em Glastonbuiy, a lança de Rômulo, a vara de Hérculesperto da estátua de Hermes. Não somente a questão mística ele nos apresentamais vem nos informar sobre a amendoeira é a primeira árvore a lançar gomossobre a primavera (Jr 1.11-12) e assim, ela desperta e dá inicio a toda novaestação. O resultado realmente aconteceu ao verem o grande milagre que Deusfizera no meio da noite o arraial reconhece que era a vontade de Deus que Atribo de Levi estivesse a frente do sacerdócio.


As ações de rebelião acabaram com esse ato divino a paz não eracompletamente perfeita no arraial bastando mudar de lugar e vir às dificuldadeso povo todo começava a murmurar e a se lembrar das grandes coisas do Egito. Asleis para a tribo de Levi são postas novamente no capítulo 18. O fatointeressante que temos nesse capítulo é a instituição dos dízimos que foi postapara a tribo de Levi, já que Deus tinha os separado para carregar sobre as suasos castigos das outras tribos (Nm 18.1). 




Comentários