12 de Fevereiro - Espiar a terra (Nm 13-15)

Moisés possa ter acreditado que ao estar perto da terra prometida talvez o povo parasse de murmurar e se voltaria para Deus de todo o seu coração. Os doze homens após os quarenta dias espionando toda a terra voltam com o relatório para entregar a todos os líderes do povo e a Moisés sobre as verdadeiras condições da terra. Ora todas as informações dadas eram verdadeiras com o Senhor lhes havia prometido para os seus filhos, os frutos colhidos da terra eram necessários dois homens para carregá-los. O relato até certo ponto pareceu agradável aos ouvidos do povo, mas, as notícias sobre os povos da terra fizeram com que todos descem para trás e murmurassem novamente contra o Senhor. Lawrence Richards nos mostra que as atitudes de Calebe e Josué era a certa que todo o povo deveria tomar em relação a terra. Moisés adverte grandemente no livro de Deuteronômio para observarem as ordenanças do Senhor, pois, só assim eles teriam êxito na conquista da terra. Josué e Calebe tomam essa atitude (Nm 14.6-10) à confiança em Deus fizeram com que o povo se revoltasse e levou a Deus a intervir na questão da terra. O castigo imediato com todo o povo demonstra que eles não ligavam para todas as maravilhas que Deus fez no meio deles por estarem muito tempo no Egito os afastaram completamente de Deus e por isso a permanência no deserto até que toda a geração morresse.

1 – Os filhos de gigantes

Um dos principais motivos que levaram o povo a desistir de possuir a terra foi sem dúvida a existência dos filhos de Anaque que habitavam as terras de Hebrom. A palavra interpretada com gigante e nephilins a mesma utilizada em Gn 6.4, mas jamais podemos comparar as duas passagens pois, os nephilins do livro de Gênesis foram mortos com a vida do dilúvio. O comentário da Bíblia palavra chave nos diz que os filhos de Anaque citados no livro de Números era homens conhecidos por serem malvados  e violentos para com os povos que eles dominavam o que vem combinar com a outra palavra traduzida também como gigante rephains. A arqueologia moderna acredita que naquela região do Hebrom existiam cidades fortemente protegidas o que tornava a invasão daquelas cidades difíceis, mas, com o avanço das técnicas de cerco tornavam qualquer cidade fortemente protegida em fraco e indefeso vilarejo.
As palavras de encorajamento de Calebe não adiantaram para os filhos de Israel mudar de idéia em possuir a terra. Somente após o imediato castigo de Deus e a repentina mudança de opinião e querendo fazer com seus próprios méritos o povo e derrotado por seus inimigos mesmo sendo avisados por Moisés para não subirem que eles sofreriam serias conseqüências e que perderiam a luta, pois, Deus não iria com eles a peleja.

2 – Calebe e sua fé.

E difícil de acreditar que dos mais de 600 mil homens de guerra que saíram do Egito apenas dois entraram na terra prometida. Champlin nos diz que Calebe possa ter precisado fazer com que todo o povo cala-se devido o grande alvoroço que foi feito após o comentário dos dez espias que desencorajaram o povo todo a se rebelar contra Moisés e as ordenanças do Senhor. Segundo o Targum de Johnatan nos diz que Calebe silenciou todo o povo para que Moisés pudesse falar com todo o povo e encorajá-los a conquistar. Matthew Henry nos coloca que devido ele ser da tribo de Judá poderia ser ouvido por todos, pois sendo o representante da principal tribo de Israel ele poderia ter um melhor aproveito do que Josué que estava sempre ao lado de Moisés nas horas mais, difíceis da jornada.
Assim como o seu nome significa corajoso, Calebe colocou-se a frente para encorajar o povo a conquistar aquela terra. Com os seus quarenta anos de idade ele poderia mudar o quadro que foi posto pelos outros dez espias, pois sendo da tribo de Judá e bem respeitado em sua tribo talvez suas palavras de motivação poderia reverter todo o quadro que estava contra a sua vida.

O castigo que Deus dera fez com que todos os mais de seiscentos mil homens morressem em pleno deserto e que uma nova geração se levantasse para dominar a terra o que é visto nos vinte e quatro capítulos do livro de Josué.




Comentários