02 de Fevereiro - Nadabe e Abiú (Lv 10-12)


      O grande dia da purificação e da consagração do tabernáculo mal chegou ao fim e uma tragédia aconteceu. Os sacerdotes tinham que seguir todas as normas e os padrões que foram ensinados a eles durante os sete dias de sua consagração, mas logo após o dia do sacrifício pelas suas vidas Nadabi e Abiú morrem dentro do Tabernáculo por atos falhos e erros desnecessários.

1 – O fogo estranho.

         A respeito do fogo estranho temos algumas teses do que poderia ter acontecido com os dois para que Deus castigasse de forma tão brutal. Um dos mais aceitos e encontramos força dentro do próprio capítulo 10 de Levítico (Lv 10.8-10) que a causa principal de suas mortes tenham sido a bebida forte uma coisa que era proibida para os sacerdotes fazerem. Os versículos 8 a 10 estão mais para instruções de como eles deveriam se comportar do que para o principal motivo, já que os dois estavam confinados ao santuário durante oito dias. Os sacerdotes tinham que se manter consciente para poderem levar a lei de Deus de forma correta é que nada pudesse atrapalhar em sua decisão de levar a lei do Senhor. A bíblia de Estudo do Expositor vem nos dizer que o fogo do incenso não teria saído da brasa do altar de bronze que desceu diretamente do céu para acender o altar (Lv 9.24), ao estarem dentro do tabernáculo e a colocarem no altar de incenso o fogo saiu diante da Arca da aliança atravessando a cortina e matando os dois no mesmo momento. Matthew Henry segue nessa mesma linha já que por se tratar de um dia solene e que Arão estava sobre todos os atos de dentro do tabernáculo assim como Moisés, ele acredita que o trabalho de colocar o incenso diante do altar seria de Arão e não de seus filhos (Lv 9.23) o quais deveriam apenas auxiliá-lo durante todo o dia (Lv 9.8, 12, 18). A consagração deles já tinha sido terminada estavam aptos para exercer o ministério, mas por eles terem quebrado a ordenança que fora posta pelo Senhor a única punição para eles era a própria morte (Lv 8.35).
         Uma das teses aceitas para a causa da morte dos sacerdotes e que eles não pegaram do fogo do altar de Bronze o mesmo fogo que caiu do céu para consumir toda a carne do sacrifício. O dever deles era de manter esse fogo acesso, pois, se tratava do fogo vindo o alto. Assim, acendendo os seus incensários com fogo comum e não o fogo sagrado, assim fazendo com que Lv 10.1 tenha sido da forma com a escrita. O fogo estranho representava uma desordem para os sacerdotes, pois, eles não tinham nenhum dever de pegar ou ascender qualquer fogo para ser levado diante da presença do Senhor (Lv 16.12).
Champlin nos dá sete motivos que possa ter levado a morte dos filhos de Arão: 1 – Ofereceram com seu próprio incensário e não os sagrados; 2 – Os dois podem ter oferecido ao mesmo tempo sendo proibido os dois apresentaram incenso ao mesmo tempo. Já que era apenas pelos turnos específicos (Lv 16.12); 3 – Não tinham o direito de oferecer incenso ao Senhor sendo de exclusividade e obrigação do Sumo sacerdote (Lv 16.12-13 / Nm 7.11); 4 – Ofereceram incenso em um horário indevido (Ex 30.7-9); 5 – Acenderam os incensários com fogo comum sendo proibido para tal ato (Lv 9.24 / 16.12); 6 – Segundo tradições judaicas eles estavam embriagados, não sendo permitidos para eles (Lv 10.9) e 7 – Incenso inapropriado para Deus o qual não era o de Ex 30.34-38. Apesar das leis ou normas serem escritas, depois do fato acontecido provavelmente Nadabi e Abiú tinham, total consciência de que fazer uma desses as tias coisas seriam proibidas para eles.

2 – Alimentos proibidos

      O capítulo 11 de Levítico vem tratar sobre a alimentação o que podia e o que não podia se comer e a forma de que eles seriam considerados puros e impuros. O costume alimentar dos israelitas é respeitado por muitos descendentes judeus que conservam as tradições mosaicas. A carne de porco e o sangue da carne são os fatores mais debatidos até os dias de hoje. Muitas carnes e a sua forma de fazer são provadas cientificamente que fazem mal para o ser humano. A carne de porco pode provocar sérias doenças ao organismo humano os quais provocam graves conseqüências para o homem. Segundo o levantamento da “Consumer Reports” (2013), nos Estados Unidos 69% da carne de porco contém bactérias prejudiciais ao ser humano e pode provocar nove doenças diferentes. Assim como a carne de porco o sangue pode trazer diversas doenças para o nosso organismo além de bactérias prejudiciais ao nosso corpo.

3 – Leis da apresentação dos filhos nascidos.


       O último de hoje nos diz q respeito da apresentação e a purificação dos recém-nascidos no povo de Israel. Existiam dois tipos diferentes para a apresentação e a purificação dos filhos. O primeiro referente aos machos que deveriam se apresentados ao oitavo dia de nascido e ter o seu sacrifício diante do sacerdote e a sua circuncisão conforme os costumes e as tradições dadas a Abraão. E as meninas que deveriam ser apresentadas ao décimo sexto dia de nascida. O sacrifício era o mesmo para ambos os sexos sem distinção nenhuma. O período de resguardo também variava de acordo com o sexo do bebê.


Comentários