18 de Março - Eli e o chamado de Samuel (I Sm 1-3)

O modelo de governo de Israel estava prestes a mudar por completo deixar o teocentrismo passando para a monarquia de Saul. Um fator curioso nós podemos acrescentar aqui antes de começar todo o assunto do livro de Samuel, Josefo diz que os relatos do livro de Rute ocorreu logo após a morte de Sansão, assim, quebrando as teorias de que foram apresentadas no outro estudo, mas, é importante deixarmos claro que não se tem evidências concretas. Então se seguirmos a linha de raciocínio de Josefo poderemos acreditar que na época de Eli houvera uma grande fome em toda a terra de Israel levando assim Elimeleque a sair de sua terra e habitar nas terras de Moabe.

1 – Eli e seus filhos

Eli nos é apresentado como sumo sacerdote daquela época de servidão política para sobre os filhos de Israel. Não é demonstrado muito o ministério de Eli (meu Deus) e nem o tempo o qual durou todo o seu ministério em Israel e se ele ocupou o cargo de juiz da terra ou somente fator espiritual do povo. Ele nos é mencionado em três partes do livro e pela suas ações podemos observar de como estava o seu ministério levitico naquele instante para com o povo. A primeira vez ele nos é apresentado sentado na porta do tabernáculo olhando para o movimento (I Sm 1) onde se levantou apenas para julgar a vida de Ana, que pelo seu ponto de vista estava embriagada pela parte da tarde. A segunda parte encontramos eles deitado em sua cama (I Sm 2), onde Samuel já com doze anos, segundo relatos de Flavio Josefo, escuta a voz de Deus e vai ter com Eli para servi-lo e nesse momento que somente na terceira vez que Samuel vai ate ele é que se reconhecesse que Deus falara com Samuel de forma audível. A falta da compreensão de imediato de Eli para com a voz eu Samuel escutara leva a muitos estudiosos a crerem que não era comum deus falar com ninguém no meio do povo. Dessa forma a um bom tempo ou nunca houvera tal ato em Israel, no livro de Juízes temos algumas passagens de anjos falando com pessoas e exortando-os a conquistar a terra mais não um homem falando diretamente sendo o porta-voz de Deus. A terceira parte nos leva após a derrota dos filhos de Israel onde a arca da Aliança e levada para a Filístia. Ao receber a noticia da captura da arca e da morte de seus dois filhos Eli, que estava sentado novamente, morre quebrando o seu pescoço com a sua queda da cadeira. Esse é o ministério que nos e apresentado sobre Eli um sacerdote que fracassou como líder familiar.
Apesar de Eli mostrar-se que não ligava para os filhos de Israel ele não foi capaz de disciplinar os seus filhos para que eles agissem de forma correta para com os filhos de Israel. Os crimes de Hofni e Finéias, filhos de Eli, estavam destruindo o povo e estavam afastando devagar cada um do Deus de Israel e seguindo a outros deuses que não cobravam tais atos de sacrifício e o sustento para uma casta sacerdotal. Os dois cometiam atos de prostituição com as mulheres que ficavam a porta do tabernáculo e os abusos para com os sacrifícios oferecidos pelas pessoas pegando a parte que eles bem entenderam não comendo apenas o que era para os sacerdotes de direito (Lv 7.34). Podemos dizer que os filhos de Eli nunca foram apresentados para o Deus de Israel. Uma possível, falha de Eli para com os seus filhos por não ter praticado do Shemá com eles (Dt 6.4-9), assim todo o conhecimento que eles tinham estavam ligados as teorias postas para a sua tribo e para a sua família (Rm 2.20). Nem com a exortação de Eli ao saber do juízo divino através da vida de Samuel fizeram com que eles mudassem os seus atos e se convertessem ao Senhor.

2 – O surgimento do profeta Samuel.

Desde o primeiro versículo nos é apresentada a família de Elcana, um levita, filho de Coate (I Cr 6.33-34) que tivera duas esposas a qual uma deles era estéril. Ana mulher de Elcana fizera um voto quando eles foram adorar ao Senhor na casa do Senhor provavelmente em um das três grandes convocações anuais que acontecia no meio do povo. O seu desprezo para com a outra esposa de Elcana por não gerar filhos era a sua vergonha diante de todo o povo. Já foi comentado sobre o significado da mulher ser estéril e os prejuízos que ela sofria por causa disso. O voto de Ana para com o Senhor de entregar o seu filho a Deus para estar constantemente no tabernáculo servindo-o e adorando-o em quanto ele vivesse. Não temos certeza da idade que Samuel fora levado ao templo para ali ser criado por Eli, alguns acreditam que fora com seis anos de idade, já que se trata do período que uma criança já fica independente se sua mãe em todos os seus afazeres.

         A bíblia nos mostra que Samuel crescia na graça e no conhecimento e ajudava a Eli nas coisas do santuário, não temos certeza das suas funções dentro do tabernáculo, mas sabemos que ele aprendera todo o processo com Eli que o ensinava diariamente o oficio sacerdotal. Samuel é o primeiro profeta realmente na bíblia, assim ele deu inicio ao períodos dos profetas que seriam muito útil para advertir o povo e aos reis da terra. Com os filhos de Eli e futuramente os filhos de Samuel cometendo os mesmo erros para com o povo. Deus precisaria de uma forma para ser representado no meio de seu povo. E através de Samuel que termina o período dos juízes sendo ele considerado o ultimo juiz de Israel e o mesmo dera inicio a monarquia. Samuel foi importante para a mudança de governo foi ele que fez toda a parte transitória deixando agora o povo com um líder que governaria sobre todos eles.

Comentários