01 de Fevereiro - Sacerdócio ( Lv 7-9)


O livro de Levítico para muitos e um dos mais chatos para ser lidos, pois é através deles que conhecemos todas as regras e rituais do povo israelitas e as formas de como eles deveriam ser realizadas através de Arão e seus filhos. O capítulo sete vem repetir as leis dos seis primeiros capítulos com os detalhes voltados a sua preparação e recomendações diretamente para os sacerdotes que iriam ser os responsáveis por todos os rituais e sacrifícios apresentados para Deus. As ofertas e os sacrifícios podem ser separados de duas formas: 1 – Obrigatórios, os que eram levados perante a Deus por motivos de culpa ou de pecado, sendo assim de perdão pelos seus erros e 2 – Voluntários, era para agradecimento e adoração a Deus, os sacrifícios pacíficos e as ofertas de manjares entram nesse segunda categoria de oferta e sacrifícios.

1 – O sacerdócio.

Ainda no livro de Êxodo (Ex 28.1) Deus escolhe Arão e seus filhos para serem os seus sacerdotes não somente a eles, mas, a toda tribo de Levi que passa a ser propriedade do Senhor para prestarem culto de adoração a Deus (Nm 3.6-31). A importância dos sacerdotes para a nação era muito importante para uma nação antiga, pois, eles tinham funções muito importantes dentro de uma nação. Os sacerdotes eram 1 - fundamental para o governo israelita, logo, nós não teremos uma plena compreensão do Velho Testamento se não compreendermos a função do ministério sacerdotal; 2 – Portadores de uma vida espiritual, por eles serem um povo separado por Deus eles tinham o único dever que era estar diante da presença de Deus com uma vida perfeita. Assim como o apostolo Pedro nos compara em sua carta (I Pe 2.5) o sacerdócio real e 3 – Jesus Cristo, o sumo sacerdote (Hb 5.5) o melhor e o último sacerdote que nos liga novamente a Deus através do seu sacrifício.
O sacerdócio tinha a função de ser o elo de ligação entre o homem e Deus serviam de mediadores por isso a grande importância de serem consagrados (Lv 8) para poderem ministrar constantemente ao Senhor. Segundo Josefo Moisés borrifou sangue dos animais sacrificados nas roupas e purificou com água a Arão e os seus filhos todos os sete dias que foram determinados para a santificação dos sacerdotes. Além de serem os responsáveis por todos os rituais religiosos do povo, o sacerdote também tinham a obrigação de ensinar e interpretar todas as leis dadas por Deus ao povo (Lv 10.10-11) e por muito tempo eles foram líderes políticos do povo até a instalação do reino (I Sm 8.6-9).

2 – Iniciação do Culto ao Senhor.

Logo após os sete dias de consagração dos sacerdotes e do santuário Moisés convocou todo o povo para estarem presentes diante do Tabernáculo para oferecerem seus sacrifícios pelos seus erros, culpas e as ofertas de manjares e as pacíficas. Apesar do Livro de Levítico não entrar em detalhes como foi ordem dos sacrifícios o livro de Números vem nos relatar que começou pelo sacerdote que ofereceu por ele mesmo e depois os príncipes de cada tribo vieram e apresentaram os seus sacrifícios a Deus.
A cerimônia de consagração foi muito parecida com o dia da Expiação onde o sacerdote entrava no Santo dos Santos. Após a ofertas de sacrifícios pelo sacerdócio e pelo povo o momento esperado era a aceitação de Deus que responderia com o fogo do céu para aceitar todos os sacrifícios postos no altar.





Comentários