29 de Janeiro - Mulheres na adoração (Ex 37-40)


O tabernáculo demorou pouco tempo para ser construído e erguido no deserto do Sinai. Segundo os relatos bíblicos de Ex 49.43-40.1, logo nos primeiro mês o tabernáculo foi construído assim, no período aproximadamente de oito meses toda a sua obra que foi entregue a Moisés e a conferiu tudo e as consagrou para o serviço do Senhor. Bezaleel e seus ajudantes foram instruídos pelo próprio Deus para a construção de todas as coisas sagradas. Muitos teólogos defendem a ideia de que eles não sabiam fazer nada além de tijolos sem ter nenhum outro tipo de conhecimento em determinadas áreas, enquanto historiadores defendem que eles atuaram em várias áreas de trabalho em todo o Egito.

1 – Os altares

Existiam dois altares dentro do tabernáculo um de ouro e outro de bronze para os sacrifícios. Josefo nos apresenta em seu livro que muitos dos objetos eram parecidos com móveis existentes no templo de Delfos. Todos os objetos que ficavam no lugar Santo eram feito de ouro assim, o altar de ouro ou altar do Incenso não era diferente. Todos os estudiosos acreditam que esse altar de incenso simbolizava a intercessão dos sacerdotes para Deus é que eles ficariam acessos constantemente. O incenso espalhado para o ar diante do Senhor era a demonstração das orações de todos os santos (Ap 5.8), diante do Senhor, a mesma representação desse altar está dentro da passagem de Apocalipse.
O Altar de Bronze sem duvidas era a mobília mais usada de todo o tabernáculo que ficava no pátio perto da porta do tabernáculo. O fogo nele ficava acesso constantemente (Lv 6.13). Todos os atos de rituais e sacrifícios começavam nele e terminavam dentro do Lugar Santo com a refeição dos sacerdotes e a aceitação do sacrifício realizado. Não somente os altares estão relatados nos capítulos trinta e sete e trinta e oito de Êxodo mais todos os utensílios que já foram publicados anteriormente.

2 – As mulheres da porta da tenda.

É um dos relatos interessantes poderemos observar em Ex 38.8, eles nos diz claramente que mulheres ministravam diante da tenda da congregação. Muitos estudiosos têm seus pontos de vistas controversos a respeito dessa passagem. Na antiguidade era muito comum mulheres sendo sacerdotisas de deuses pagãos tanto no Egito como na Grécia antiga. Champlin nos diz que essas mulheres estavam diante da tenda de Moisés (Ex 33.7) adorando a Deus através de suas danças e cânticos de agradecimento ao Senhor. No livro de Números (Nm 11.2) temos a primeira evidência do que poderia ser essas mulheres, o texto fala de Miriã, irmã de Moisés que também era sacerdotisa e estava no meio do povo. Matthew Henry achava que essas mulheres ficavam na porta da congregação por serem devotas a Deus. Não temos nenhum relato bíblico ou histórico delas no período monárquico o último relato é na época de Eli (I Sm 2.22). Ao longo de todos os relatos bíblicos observamos mulheres que se destacaram na obra de Deus e alcançaram os seus galardões.

      Ao levantar o tabernáculo Moisés tem que consagrar todos os objetos e os sacerdotes para poderem ser santos ao Senhor. Concluindo assim, o livro de Êxodo com a nuvem da presença de Deus tomando conta de todo o tabernáculo.


Comentários