28 de Janeiro - O rosto com a Glóra (Ex 34-36)


Os primeiros quarenta dias de Moisés com Deus foram praticamente jogados fora quando ele quebrou as tabuas da lei. O novo momento mais um pequeno e longo período de quarenta dias. A ira de ver o povo adorando a estátua de ouro fez com ele quebrasse as tabuas. Estudiosos concordam que nesse ato Moisés achava o povo indigno de receber todas as ordenanças do povo. O ato de derrubar o ídolo partiu do próprio Moisés o qual derreteu e deu a água para todo o povo tomar para que levassem consigo o seu erro. A volta para a presença de Deus demonstra o poder de Moisés como intercessor do povo como lemos no estudo passado. Em cima do Monte ele não esperava que a sua pele mudasse por causa de um simples desejo.

1 – O rosto brilhando.

Uma simples visão que não era o seu verdadeiro pedido fez com ele mudasse todo o seu rosto. Em Ex 33.12-23 o pedido de ver a face de Deus embora não atendido em sua totalidade, Moisés o viu pelas suas costas quando ele já tinha passado por ele (Ex 33.19-20). Parece contraditório, pois, muitas passagens afirmam que ele via a face de Deus (Nm 12.8 / Ex 33.11 / Dt 34.10), ao descer do monte o seu rosto estava resplandecendo da glória vista no cume do monte.  Estudiosos afirmam que devido a permanência diante da Glória de Deus um pouco do brilho sem explicação penetrou na pele de Moisés, assim, demonstrando o nível de intimidade e perfeição diante da presença de Deus. Oitenta dias diante da face de Deus em um curto período de tempo fez com que mudasse a sua fisionomia. O brilho deveria ser forte já que, o povo não agüentou olhar para Moisés devido o grande brilho. Sem nenhuma dúvida ele foi um homem especial, pois, nem os seus patriarcas Abraão, Isaque e Jacó tiveram o mesmo privilegio de conhecer o nome de Deus e ver um pouco da glória de Deus como Moisés a viu.
No novo testamento temos uma passagem que vem relatar e terminar o desejo de Moisés de ver a face de Deus, a transfiguração de Jesus ele conseguiu ver a face perfeita do Deus vivo (Mt 17.1-5). A diferença entre o povo e o seu líder estar na comunhão que eles tinham com o seu Deus. Ao estar diante da presença de Deus ele não percebeu a mudança que ocorria em si. Quanto mais nos aproximamos de Deus nossas vidas são mudadas por completo, não só o semblante mas todas as ações mudam por causa da sua majestade.

2 – Contribuição Voluntária.

Ao descer a segunda vez com novas tabuas do pacto, o qual nos é acrescentado mais informações sobre o pacto feito com o povo de Israel, alguns acreditam que Deus tenha mudado o pacto já que muitas coisas não estão descritas anteriormente. O mais correto é que o autor, o próprio Moisés tenha apenas acrescentado aos fatos nessa parte do livro. O pedido do material era o mesmo linho fino, madeira, ouro, prata, bronze, tecido, peles de animais. Nada tinha mudado agora estava tudo nas mãos do povo em contribuir e entregar tudo nas mãos de seus respectivos responsáveis. Ora Deus poderia muito bem ter obrigado a todos doarem e contribuírem com suas peças para a construção. Mas, a ordem foi apenas para aqueles que tinham o coração voluntário para Deus, a doação tinha que ser voluntária de coração para a casa de Deus e todo o povo levou diante de Moisés (Ex 35.20) o que ele tivera pedido para a construção do templo.

A bíblia nos apresenta apenas dois nomes Bezaleel e Aoliabe que estariam à frente de todos os trabalhos do tabernáculo, mas, em Ex 36.2 nos mostra que não somente os dois que foram cheios do Espírito de Deus (Ex 35.31-35) mas existiam homens habilidosos que se prontificaram a ajudar voluntariamente assim como várias mulheres se dispuseram para fazer a obra do Senhor (Ex 35.15-16) e fiavam os tecidos e as peles de animais para o tabernáculo. Todo o povo envolvido para a construção da casa de Deus no deserto.


Comentários