27 de Janeiro - Intimidade (Ex 31-33)

       
Após os cinco capítulos contando os relatos de todos os utensílios do tabernáculo e das roupas dos sacerdotes. A conversa de quarenta dias chega perto do seu fim e as últimas ordens que são dadas sãos os nomes de Bezaleel (significado: A sombra de Deus), filho de Ur e Aoliabe (significado: A tenda de Deus), da tribo de Dã, eles foram os responsáveis por toda a obra do tabernáculo juntamente com as mulheres fazendo as cortinas do tabernáculo. Alguns acreditam que 
       Não sabemos como existia alguém no meio do povo que tinha o conhecimento para trabalhar com material tão delicado, já que todos eram escravos e faziam tijolos. Champlin nos diz que Bezaleel filho de Uri, neto de Hur, o mesmo que Moisés pós a frente do povo ao subir no monte. Nos afirma que ele era artesão-mestre ou até mesmo engenheiro assim conhecendo todos os meios necessários para fazer as obras em materiais preciosos. Ex 30.3 nos diz que Deus deu sabedoria para ele ensinar as pessoas a trabalharem em todos os artífices e o Aoliabe também o espírito de Deus para ajudar o trabalho em Madeira e todos os outros objetos que fazia parte do tabernáculo.

1 - Bezerro de ouro.

      O povo era impaciente e não sabia o que havia acontecido com Moisés durante os quarenta dias em cima daquele monte. O pedido inevitável do povo para Arão nada mais era do que o reflexo do Egito. Moisés sabia o que estava acontecendo no acampamento ele fora avisado pelo próprio Deus que o povo já estava distanciado (Ex 32.7-8). O líder religioso do povo tinha feito todo o povo pecar e se afastar e quebrar o primeiro mandamento dado por Deus ao povo (Ex 20.4). A grande falha do povo para com Deus o acompanharia durante toda história desta nação, os altos e baixos vitórias e derrotas tudo estava voltado para o relacionamento com o seu Deus.
      A representação do bezerro Champlin nos coloca como sendo uma demonstração do deus egípcio Hapi que em muitas regiões do Egito ele também era a representação de vários outros deuses. Na cidade de Memphis ele era considerado o deus Ptah, o deus da fertilidade (I Rs 12.28 / Os 8.5). A figurado touro no Oriente Médio representava poder e vigor ao mesmo ponto que Jeroboão I usou a mesma figura para fazer os deuses que afastou completamente a nação do norte do verdadeiro Deus e quebrou o concerto.

2 - A intimidade de um líder.

      A missão de Moisés por muitas vezes foi posta em xeque, passando assim por várias lutas e provas na vida de Moisés. Deus estava querendo um povo santo que adorasse somente a Ele, mas não era o que estava acontecendo. Devido os quatrocentos e trinta anos que os judeus passaram no Egito eles perderam a identidade com o Deus que seus pais serviam. Por várias vezes Deus pensou em destruir o povo de Israel, e fazer outro grande povo a partir da vida de Moisés. Ora quanta honra poderia ser para Moisés ser o cabeça de um povo escolhido por Deus. Mas Moisés como amigo de Deus ele não deixou se levar e conversava com Deus até Deus mudar de ideia e se arrepender do que Ele iria fazer Ex 32.30-35. Por três vezes Moisés vez com que Deus muda-se de ideia, a respeito do povo de Deus. Ora o papel importante de Moisés como intercessor foi muito importante e de exemplo para todos os nós hoje em dia. Ao falar face a face e ser amigo de Deus foi uma das grandes virtudes de Moisés durante a sua vida. Moisés se coloca no mesmo lugar e nível do povo, se colocou como culpado pela idolatria ao bezerro de outro, considerando que fosse uma falha de sua liderança. Após o imediato castigo e punição aos idolatras, Moisés vai interceder pelo povo pela primeira vez, em Ex 32.31, ele se coloca, para que se tire o seu nome dos registros, mas que não terminasse ou destruísse o povo de Israel. Dentro da crença judaica, o motivo que levou a Moisés, a interceder pelo povo não foi pelos adultos e sim por causa das crianças que eram inocentes, não sabiam o motivo de tudo aquilo que estava acontecendo, sendo assim a compaixão de Moisés para com o povo. Senhor Escute as crianças o que elas fizeram para merecer esse castigo? Deus muda de opinião e não destrói o povo todo, essa informação está contida dentro do Talmud, poucas pessoas têm o acesso e conhecimento. O Talmud são livros proibidos, para os que não são judeus.


Comentários