23 de Janeiro - Sinai ( Ex 19-21)


        Com apenas três meses de liberdade o povo já tinha causado grandes problemas para o seu líder. Moisés já tinha enfrentado a fome e a sede no meio do caminho até chegar ao Monte Sinai. A visita de Jetro no meio do caminho faz com que seja tomada uma decisão importante no meio do povo a escolha de líderes secundários diminuiria a carga de julgamento dos ombros de Moisés, mas, não diminuía toda a sua responsabilidade. Nos relatos de Ex 18 observamos a visita de Jetro fez bem para toda a nação.
Moisés já tinha viajado para aquela região de Midiã tinha noção que ele estava perto de sua casa e do lugar onde sua vida foi completamente alterada por Deus. O Monte era tido como sagrado para os povos habitantes próximos a ele, pois, muitos diziam que o próprio Deus morava naquele lugar.

1 – Sinai a presença de Deus.

O Monte Sinai era o maior monte entre todos os montes daquela região. Ele ficava na Península do Sinai e recebia dois nomes Monte Horebe e Jedel Musa (árabe), o Monte de Moisés. Josefo nos informa que no terceiro dia de consagração o céu estava limpo e de repente, o céu mudou formando uma forte tempestade seguida de raios constantemente. Segundo o Livro dos Santos: “Uma tempestade extraordinária e um ruído espantoso unido com a crença da morada de Deus no alto do monte. Deixaram todos atônitos que não quisessem sair de suas tendas”. O monte tinha esse nome por causa dos grandes arbustos espinhosos que cobriam toda a região do monte.
Em Ex 19.1 lemos que o período demorou três meses para chegarem até o Sinai, mas estudiosos acreditam que a lei fora dada cinqüenta dias após a saída do povo do Egito. e todas as 613 mitsvot (mandamentos) foram entregues a eles naquele mesmo dia. O motivo principal de todos estarem ali reunidos era a presença de Deus que falaria diretamente com o povo (Ex 19.9) e o povo todo escutasse as suas palavras e que acreditassem nEle. Foi no Monte Sinai que toda lei judaica foi estabelecida diretamente por Deus, de duas formas distintas a primeira através dos dez mandamentos, onde Deus falou com todo o povo diretamente (Ex 20.19) e segundo com a recusa do povo e não querer ouvir a voz de Deus transmitiu a Moisés (Ex 20.21-22). No período de 40 dias Deus escreveu todas as leis, rituais e cerimônias que o povo deveria seguir e dela não se desviar.
A consagração estabelecida para o povo servia de preparo para que todos eles pudessem escutar a voz do Senhor que se faria presente no cume do Monte (Ex 19.10-14). As ordenanças tinham sido dadas para todo o povo que obedeceram. Segundo o historiador Josefo nenhum homem casado se chegou as suas mulheres enquanto elas celebravam e entoavam canções e adoravam ao Senhor juntos com as crianças. É fácil dizermos ou pensarmos que o povo era medroso por não suportar ver uma simples manifestação do Senhor. Mas, ninguém sabe qual foi ha intensidade dos relâmpagos e dos raios sobre o monte que fumegava diante dos olhos deles (Ex 19.17-20). Santifica os sacerdotes, mas quais sacerdotes? Se o sacerdócio levitico só seria confirmado com a volta de Moisés do Monte? Estudiosos dizem sobre esse respeito que poderiam ser pessoas preparadas ou os anciãos de cada família da casa de Israel (Ex 18.12).

2 – Os dez ditos (Ex 20.1-17).

Chamamos de dez mandamentos para essa parte do capítulo 20 de Êxodo, mas toda a lei mosaica possui 613 mandamentos estabelecidos por Deus. A grande diferença nesse trecho é a forma de como ele foi proferida para o povo. Grandes estudiosos concordam que Deus não falou com o som audível, mas sim aos corações. A bíblia e a Tanach nos relata que Deus falava com Moisés em uma voz e que o povo ouvia e entendia o que Deus estava dizendo a eles (Ex 19.19 / Ex 20.18-20). Deus queria restabelecer naquele momento o relacionamento perdido com o homem no Éden quando ele caiu. O povo agiu da mesma forma não quis saber do seu libertador e sim escutar a voz de um homem falho iguais a eles. Os dez ditos podemos dividir de duas formas que foram sabiamente colocadas por Jesus (Mc 12.30-31). O amor a Deus está representado nos quatro primeiros ditos representa a ligação Homem para com Deus e do quinto ao décimo e a relação homem para com o próximo. Os dez ditos se resumem em:

I. Há um só Deus, e somente Ele deve ser adorado.
II. Não se deve adorar a imagem de animal algum.
III. Não se deve jurar em vão o nome de Deus.
IV. Não se deve profanar por obra alguma a santidade e o descanso do sétimo dia.
V. Deve-se honrar pai e mãe.
VI. Não se deve cometer assassínio.
VII. Não se deve cometer adultério.
VIII. Não se deve roubar.
IX. Não se deve dar falso testemunho.
X. Não se deve desejar coisa que pertença a outrem.


Muitos desses ditos de Deus fazem parte de todas as leis civis dos países do mundo moderno. Tirando o quarto mandamento todos os outros estão claramente repetidos dentro do novo testamento não perdendo assim, aos mandamentos divinos. A lei com a lei civil moral e religiosa estabelecida Israel se tornara uma nação diferente das demais nações que os cercavam.

Comentários