Com apenas três meses de liberdade o povo já tinha causado grandes problemas para o seu líder. Moisés já tinha enfrentado a fome e a sede no meio do caminho até chegar ao Monte Sinai. A visita de Jetro no meio do caminho faz com que seja tomada uma decisão importante no meio do povo a escolha de líderes secundários diminuiria a carga de julgamento dos ombros de Moisés, mas, não diminuía toda a sua responsabilidade. Nos relatos de Ex 18 observamos a visita de Jetro fez bem para toda a nação.
Moisés
já tinha viajado para aquela região de Midiã tinha noção que ele estava perto
de sua casa e do lugar onde sua vida foi completamente alterada por Deus. O
Monte era tido como sagrado para os povos habitantes próximos a ele, pois,
muitos diziam que o próprio Deus morava naquele lugar.
1
– Sinai a presença de Deus.
O
Monte Sinai era o maior monte entre todos os montes daquela região. Ele ficava
na Península do Sinai e recebia dois nomes Monte Horebe e Jedel Musa (árabe), o
Monte de Moisés. Josefo nos informa que no terceiro dia de consagração o céu
estava limpo e de repente, o céu mudou formando uma forte tempestade seguida de
raios constantemente. Segundo o Livro dos Santos: “Uma tempestade extraordinária e um ruído espantoso unido com a crença
da morada de Deus no alto do monte. Deixaram todos atônitos que não quisessem
sair de suas tendas”. O monte tinha esse nome por causa dos grandes arbustos
espinhosos que cobriam toda a região do monte.
Em
Ex
19.1 lemos que o período demorou três meses para chegarem até o Sinai,
mas estudiosos acreditam que a lei fora dada cinqüenta dias após a saída do
povo do Egito. e todas as 613 mitsvot (mandamentos) foram entregues a eles
naquele mesmo dia. O motivo principal de todos estarem ali reunidos era a
presença de Deus que falaria diretamente com o povo (Ex 19.9) e o povo todo
escutasse as suas palavras e que acreditassem nEle. Foi no Monte Sinai que toda
lei judaica foi estabelecida diretamente por Deus, de duas formas distintas a
primeira através dos dez mandamentos, onde Deus falou com todo o povo
diretamente (Ex 20.19) e segundo com a recusa do povo e não querer ouvir a
voz de Deus transmitiu a Moisés (Ex 20.21-22). No período de 40 dias
Deus escreveu todas as leis, rituais e cerimônias que o povo deveria seguir e
dela não se desviar.
A
consagração estabelecida para o povo servia de preparo para que todos eles
pudessem escutar a voz do Senhor que se faria presente no cume do Monte (Ex
19.10-14). As ordenanças tinham sido dadas para todo o povo que obedeceram.
Segundo o historiador Josefo nenhum homem casado se chegou as suas mulheres
enquanto elas celebravam e entoavam canções e adoravam ao Senhor juntos com as
crianças. É fácil dizermos ou pensarmos que o povo era medroso por não suportar
ver uma simples manifestação do Senhor. Mas, ninguém sabe qual foi ha
intensidade dos relâmpagos e dos raios sobre o monte que fumegava diante dos
olhos deles (Ex 19.17-20). Santifica os sacerdotes, mas quais sacerdotes? Se
o sacerdócio levitico só seria confirmado com a volta de Moisés do Monte?
Estudiosos dizem sobre esse respeito que poderiam ser pessoas preparadas ou os
anciãos de cada família da casa de Israel (Ex 18.12).
2
– Os dez ditos (Ex 20.1-17).
Chamamos
de dez mandamentos para essa parte do capítulo 20 de Êxodo, mas toda a lei
mosaica possui 613 mandamentos estabelecidos por Deus. A grande diferença nesse
trecho é a forma de como ele foi proferida para o povo. Grandes estudiosos
concordam que Deus não falou com o som audível, mas sim aos corações. A bíblia
e a Tanach nos relata que Deus falava com Moisés em uma voz e que o povo ouvia
e entendia o que Deus estava dizendo a eles (Ex 19.19 / Ex 20.18-20). Deus
queria restabelecer naquele momento o relacionamento perdido com o homem no
Éden quando ele caiu. O povo agiu da mesma forma não quis saber do seu
libertador e sim escutar a voz de um homem falho iguais a eles. Os dez ditos
podemos dividir de duas formas que foram sabiamente colocadas por Jesus (Mc
12.30-31). O amor a Deus está representado nos quatro primeiros ditos
representa a ligação Homem para com Deus e do quinto ao décimo e a relação
homem para com o próximo. Os dez ditos se resumem em:
I. Há um só Deus, e somente Ele
deve ser adorado.
II. Não se deve adorar a imagem
de animal algum.
III. Não se deve jurar em vão o
nome de Deus.
IV. Não se deve profanar por obra
alguma a santidade e o descanso do sétimo dia.
V. Deve-se honrar pai e mãe.
VI. Não se deve cometer assassínio.
VII. Não se deve cometer adultério.
VIII. Não se deve roubar.
IX. Não se deve dar falso
testemunho.
X. Não se deve desejar
coisa que pertença a outrem.
Muitos
desses ditos de Deus fazem parte de todas as leis civis dos países do mundo
moderno. Tirando o quarto mandamento todos os outros estão claramente repetidos
dentro do novo testamento não perdendo assim, aos mandamentos divinos. A lei
com a lei civil moral e religiosa estabelecida Israel se tornara uma nação diferente
das demais nações que os cercavam.
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