18 de Janeiro - Escolha do libertador ( Ex 4 - 6)


Não sabemos se foi apenas em uma manifestação ou foi em vários dias que Moisés teve o encontro com Elohim nos pés do monte Horebe, mas podemos observar que foi naquele lugar que ele e Deus criam o começo de uma intimidade que realizaria grandes sinais na terra do Egito. O primeiro grande motivo de uma amizade sincera estava em crer e confiar (Hb 11.23-27). Moisés tinha o conhecimento de todos os deuses do Egito e certamente também conhecia a história do Deus dos hebreus. Ao perguntar o seu nome (Ex 3.13-14), Moisés passa a criar um laço com Deus que nem mesmo seus pais (Abraão, Isaque e Jacó tiveram com Deus). A versão em português nos diz:EU SOU O QUE SOU”, mas vamos para os textos originais do hebraico אֶֽהְיֶ֖ה אֲשֶׁ֣ר אֶֽהְיֶ֑ה (heyeh asher heyeh) Aquele a qual existe (existirá) o verbo hayah (viver) dá origem ao nome de Deus, então a resposta foi “Sou aquele que vive”. Alguns estudiosos dão a entender nessa passagem que Ele seria aquilo que fosse preciso para se manifestar para Moisés.

1- E ti darei poder.
        
         Moisés sabia todo o “poder” dos deuses do Egito mesmo sendo através de atos de magia negra e concedidos para os deuses daquele país. Os dois sinais dados por Deus para que Moisés fez diante de Faraó também foram realizados pelos magos do Egito (Ex 4.1-8 / Ex 7.8-13). Ora Deus sabia que os sinais seriam realizados pelos magos, ao ponto de Moisés ser considerado com um mago por Faraó, já que os magos segundo estudiosos usavam encantamentos nas serpentes que elas ficassem imóveis até serem libertadas do efeito da hipnose.
         Josefo nos diz que com todos esses sinais postos por Deus na frente de Moisés, o qual, atônito sem saber o quefazer diante dos três sinais realizados por ele apenas pede para que Deus possa conceder que também possa ser realizado no Egito. Em Ex 4.10-17, tem um fato interessante dentro do capítulo não sou homem eloquente. Muitos estudiosos ficam em dúvida aqui do que seria essa eloquência que ele perdera, ele foi criado e ensinado no palácio egípcio conhecedor de toda a cultura e a ciência da época. Provavelmente ele falava o hebraico sua língua de nascimento devido o convívio com seus irmãos (Hb 11.24-25) então alguns teólogos acreditam que ele era gago por isso o medo de falar perante o Faraó. Veremos três pontos de vistas de comentaristas e historiadores. No Comentário Broadmam o comentarista do livro êxodo, nos diz que o medo de Moisés era sem fundamento, pois, o Deus estava com ele e era exatamente para essa situação que foi representado o nome de Deus para Moisés (Ex 3.14). Champlin nos representa que tenha sido uma piada de mal gosto de Moisés sobre a sua eloquência, pois, Estevão diz que ele era um grande orador (At 7.22) indo de encontro as palavras do livro sagrado de Êxodo o que nos leva ao nosso terceiro comentarista. Josefo diz que um dos motivos dele ter problema na fala é devido ele ter queimado a sua língua por causa da profecia que existia, de um hebreu que mudaria toda a história do Egito.

2- Primeiro contato.

A viagem para o Egito é realizada obedecendo a ordem de Deus. Ao se deparar com o confronto com Deus nomeio do caminho, o qual tentou matar o seu filho (Ex 4.24-26), não sabemos se Moisés tinha o conhecimento ou soubesse da importância da circuncisão para o seu povo. O ato em que levou Zípora a circuncidar os seus filhos é um grande mistério, talvez, por causa dos costumes e dos pactos que muitos povos tinham que era cobrado a circuncisão a levaram a tomar tal atitude.
Arão nos é apresentado irmão mais velho de Moisés por três anos de idade. Provavelmente Arão tinha alguma autoridade sobre os demais hebreus ao ponto de conseguir reunir todos eles em assembleia para que Moisés pudesse contar todas as maravilhas que o Senhor lhe mostrara (Ex 4.29-31). Os dois vão até a presença de Faraó e repete exatamente o que Senhor dissera a Moisés;  "Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto" Ex 5.1. O Faraó que nessa dinastia consideravam-se deuses jamais iria permitir que seus escravos saíssem da sua terra. O castigo para o povo aumento e os exaustores foram postos sobre o povo para que eles duvidassem do poder de Deus e perdessem a sua fé.
O sofrimento do povo e o aumento do trabalho faz com que Moisés realmente pensassem que tudo aquilo não tinha passado de uma ilusão (Ex 5.22). O aviso de Senhor tinha sido entregue perante Faraó ele já estava avisado das consequências  que todo o seu povo teria que pagar por sua teimosia a Deus (Ex 5.4). A resposta de Deus para Moisés é direta "Agora verás o que hei de fazer com o Faraó" Ex 6.1. Nos próximos capítulo (Ex 7 à 12) acompanhamos todas as maravilhas que Elohim faz no meio do povo idolatra. Todas as dez pragas representavam uma divindade adorada o no Egito e Deus as destruiu e as envergonhou diante do seu povo.


Comentários