16 de Janeiro - Jacó no Egito (Gn 46-50)


"Eu descerei contigo para o Egito, e certamente te farei tornar a subir; e José porá a sua mão sobre os teus olhos". Gn 46.5

A reconciliação entre José e seus irmãos já estava realizada, Benjamim agora poderia realmente saber o que era ter a companhia de um irmão de sangue, apesar de não sabemos como era o convívio com os demais irmãos. O som do choro dos irmãos deu para ser escutado dos aposentos reais, o qual chegou aos ouvidos de Faraó que os irmãos de José vieram ter com ele no Egito. A surpresa para Faraó é muito grande, pois, o mesmo sabia q história de seu governador, apesar de que,a Bíblia não nos faça menção deste fato em Gn 40.14-15 o copeiro do rei sabia a história de José, não sabemos se ele tenha contado ou o próprio José.
Os relatos nos dizem que Faraó se alegrou e prontamente pediu para que José trouxesse o seu pai para a terra do Egito e ele concedeu carros e presentes para que seu pai viesse a ter com o seu filho. A cultura da época do Egito tinha o costume de aceitar moradores vindos do oriente em época de fome para morar em suas terras (Gn 12.10). Assim como Abraão fora para o Egito a sua descendência estaria voltando para lá ser feita uma grande e poderosa nação (Gn 15.13-16). Broadman nos informa em seu comentário bíblico que o grande medo de Faraó era em perder José para a sua terra natal, que ele quisesse deixar tudo, após a fome e ir atrás de seu pai. Os carros foram para as suas famílias, provavelmente tenha sido a primeira vez que as crianças andaram em carros egípcios ou em qualquer outro tipo. O presente de Faraó para Jacó não sabemos o valor exato, mas, ele ficou surpreso com  todos os presentes e pessoas que foram disponibilizada para levá-lo ao Egito.

1– A dúvida de uma ida ao Egito e a vida do filho perdido.

Agrande caravana formada podia ser vista de longe, ao ser informado Jacó ficou surpreso e não sabia o que estava acontecendo próximo a ele. Seus filhos contam todas as novidades para seu velho e querido pai a dúvida paira na sua mente um filho que por mais de vinte anos julgara estar morto agora pode ter o prazer devê-lo de novo. Como poderia uma pessoa voltar dos mortos? Sem dúvidas era agrande pergunta de Jacó para os seus filhos, não sabemos se eles tenham contato toda a história da venda de seu irmão, mas eles disseram as palavras de José edo que ele se tornara no Egito (Gn 45.25-28). “Basta” A palavra que fez com que Jacó deixasse a dúvida de lado e resolvera partir para encontrar o seu filho José. O medo em Jacó estava visível ele sabia que seu pai Abraão quase perdera a sua esposa naquele lugar.
As palavras de consolo de Deus para Jacó e a certeza de que ele voltaria para aquela terra faz com que ele perca o medo e enfrente o novo desafio posto em sua vida. Uma das grandes dúvidas teológicas e posto nessa pequena viagem de Jacó para o Egito, no livro de Gênesis (Gn 46.27) nos diz que Jacó subiu com 70 pessoas para o Egito, sendo que, José e seus dois filhos que estão nessa lista já estavam no Egito e no livro de Atos nos apresenta o número de 75 pessoas (At 7.14) essas cinco pessoas a mais seriam os netos de José que nasceram no Egito e o fato de Jacó ter tomado seus filhos netos para si (Gn 45.6-8).A benção sobre os filhos de José e a sua adoção tirava o seu nome dentre os seus irmãos na herança da terra, pois segundo alguns teólogos dizem que Jacó dera porção dobrada a José dando linhagem direta a seus filhos.

 2 – O Pai e filho na nova terra.

A importância da primogenitura era muito grande para uma família, ele representava a família em todas as coisas que o seu pai mandara e vemos apessoa de Judá. Vemos que Ruben não vai dar a notícia da chegada de Jacó a José e nem estava guiando a sua família para a nova terra, mas sim Judá que se mostrou digno por seu pai de conduzir toda a família. No reencontro não poderíamos esperar os beijos e os abraços de saudade foram intensos de ambas as partes e a saudade um do outro fora saciada. José ainda tinha uma preocupação ele já estava com o seu pai ao seu lado conforme Faraó o mandara. Mas, a questão cultural egípcia poderia ser um grande problema para a sua família. Os egípcios eram povos que viviam da agricultura e viam no trabalho pastoral com sendo pessoas indignas e as menosprezavam por causa de seu trabalho com animais. Mesmo ele tendo gados,o serviço era posto para os seus escravos e até mesmo mulheres para cuidarem de todos os seus animais.
Aterra de Gósem, Champlin vem nos acrescentar dizendo que a terra era um lugar afastado do povo egípcio e que dessa forma eles poderiam continuar tendo a sua vida simples e a mesma forma de viver sem ter a mistura direta com o povo. As esculturas egípcias demonstravam os povos hebreus e cananeus como povos imundos que estavam sempre desarrumados completamente o oposto dos egípcios. Alguns estudiosos ainda nos acrescentam que as ovelhas eram animais sagrados para eles e assim cultivar as ovelhas era a forma de ofender diretamente a uma divindade.Faraó concedeu que eles habitassem na terra de Gósen, pois, sabia de todos os costumes de seu povos mesmo sendo ele um rei hicsos, que outrora tivesse sido pastores.

3– Morte e as bênçãos dos filhos.


         O tempo de Jacó chegara ao fim, tudo que ele poderia ter vivido e feito ele fizera bênçãos e a sua semente estava se multiplicando naquela terra e mesmo com a promessa de um dia voltar para a terra de Canaã ele sabia que o seu tempo terminaria. Nos últimos três capítulos lemos duas bênçãos diferentes:As duas primeiras estão em Gn 48. 1-20 sobre os filhos de José ea adoção de seus filhos; Em Gn 49 as bênçãos de todos os seus filhos e o futuro para cada um deles. Fatores que temos que levar em consideração dentro das bênçãos de seu filho e a confirmação da liderança das tribos para Judá (Gn 49.8-10); o desprezo e a perda da primogenitura de Ruben (Gn50.4); a benção dobrada de José e parte de seus filhos perante seus irmãos (Gn 49-22-26). Jacó morre e e enterrado por seus filhos juntamente com seus pais no campo de Macpela. E após alguns anos José morre e profetiza que Deus tiraria todo o povo de Israel da terra do Egito para retornarem a sua terra. 

Comentários