13 de Janeiro - Falha dos filhos (Gn 37-39)

      Nem sempre a convivência em família e as mil maravilhas, pais e filhos e até mesmo entre irmãos pensamentos diferentes sempre foram uma parte complicado de um relacionamento em família. Como no post anterior pudemos observar que a família de Jacó tinha muitos problemas de temperamento, caráter e principalmente de relacionamento. Ainda dentro da vida social dos filhos de Jacó vamos ver que não estava somente nos filhos de Leia (Simeão, Levi e Ruben), mas pelo que os capítulos a seguir estava em quase todos os outros filhos também. O que dizer dos filhos de Bila e Zilpa? Gn 37.2 nos diz que José trazia más notícias sobre eles não sabemos o que eles faziam de errado tendo que entrar assim no ramo da especulação. Champlin segundo as suas pequisas nos diz que eles multilavam animais do rebanho e os sacrificavam e isso era errado aos olhos de José o qual era zeloso para com tudo que estava sobre os seus cuidados.
Os relatos nos diz que Jacó amava mais a José (Gn 37.2) e por causa disso o grande ciúme de seus irmãos se ão bastasse os sonhos que ele tivera com todos eles sendo engrandecidos por todos (Gn 37.5-10). A falta de amor de Jacó para com seus outros filhos agravou seriamente o relacionamento entre os irmãos a ponto de querer matar José devido ao ódio acumulado dentro deles (Gn 37.4).

1 - José vendido

      Uma simples visita ao seus irmãos mudaria sua vida para sempre. Josefo nos diz que eles estavam na época da colheita do trigo, por isso o primeiro sonho de José e todo o gado estava junto deles, pois, todos estavam reunidos no mesmo lugar. Ao amanhecer sem informar ao seu pai, eles unem todo o gado a procura de alimento. Ao mandar José procurar em Siquém ele poderia estar preocupado com a atitude do povo para com os seus filhos, apesar da morte os moradores de Siquém ter ocorrido a alguns anos. José ao ser guiado até Dotã por causa da ajuda de um homem em Siquém, o qual muitos escritores judeus acreditam que tenham sido um anjo que estava guiando os passos de José. A sua chegada não é bem vista por seus irmãos pois, eles sabiam que José na volta entregaria todas as suas atitudes errada para seu pai.
     Os planos não sabemos de quem partiu para os matarem mas podemos ter uma rápida ideia dentro de Gn 37.2 que partiu dos filhos de Bila e Zilpa (Gn 37.19-20). A aqui podemos observar um pouco mais do caráter de Ruben, que exercia e tinha o poder de liderança de seus irmãos, mas também era fraco e tinha ressentimentos pelas ações de Jacó para com José. Flavio Josefo nos diz que Ruben tentou de muitas formas convencer os seus irmão que se eles matassem a José o seu crime não teria perdão de Deus, mas sem nenhuma chance de convencê-los a mudar de ideia a solução foi a cisterna seca para depois podê-lo salvar a vida de seus irmão (Gn 37.22). Mesmo jogando José na cisterna o desejo por seu sangue não passava, eles só estariam satisfeitos com a morte de José. Ruben segundo o texto estava longe tinha saído do seu meio e entra o segundo irmão (Gn 37.29-30). Judá não estava entre os cabeças de seus irmãos mas, ao que reparamos dentro desse capítulo que juntamente com Ruben ele tinha certo poder de influenciar os outros (Gn 37. 26-28).  A venda de José mal eles sabiam que estava planeja por Deus para os livrarem futuramente de um grande fome na terra de Canaã. O agir de Deus estava sobre as atitudes de Ruben e Judá os quais pouparam a vida de seu irmão e os dois tiveram que pagar se humilhando grandemente para com o seu pais por causa dessa ação.

2 - Judá e Tamar.

      Uma pequena das diversas pausas feitas ao longo de todo o livro de Gênesis vemos uma história que seria muito importante para cristianismo. Em Gn 38 vemos a história de Judá, pai do rei Davi, A biblia nos diz que ele se casou com uma mulher adulamita, não sabemos o nome a não ser a sua descendência e gerou tres filhos. Pulos temporais são comuns nos livros sagrados e chegamos na idade. Seguindo o costume da época Judá escolhe uma mulher para o seu primeiro filho Er. A figura de Tamar nos é apresentada uma das três mulheres apresentadas na Genealogia de Jesus. (Mt 1.3), não sabemos a causa da morte de Er, não nos é apresentada a não ser que Deus não se agradou dele (Gn 38.6-7).
      O casamento de Onã com Tamar virou uma obrigação, para ele poder dar descendência ao seu irmão. O matrimônio levirato era comum já que para muitos povos antigos o primogênito herdava todas as coisas do seu pai. Era uma tradição e costume dos povos que os filho se casa-se com a viúva de seu irmão sendo ele solteiro e o seu primeiro filho com aquela mulher daria descendência ao seu irmão. Podemos observar dentro das escrituras que mesmo com a lei posta esse costume não foi deixado de ser exercido (Rt 4.4-12). Segundo Broadman, nos diz que Er gostava no começo dos realcionamento com Tamar por satisfazer os seus desejos sexuais, mas na hora ele cometia o coito interruptus, ejaculando em terra. Essa atitude desagradou a Deus e o matou também.
     Segundo o Talmud muitos israelitas tinham aversão ao casamento levirato, pois, provocava muitos problemas em suas famílias com a divisão da herança e preferiam evitá-los. Para o israelita que não quisera dar filhos a seu irmão ele só era envergonhado publicamente tirando as sandálias dos seus pés (Rt 4.7).
      Ora Judá teve três filhos, mas o outro era novo sendo assim, Tamar teria que voltar para a casa de seu pai até o filho de Judá crescer e poder casar-se. Judá não entregou Tamar para seu filho, pois, temia que seu filho morresse também. A esperteza de Tamar junto às fontes de água garantiu o seu direito de esposa. Muitos a vêem como sendo um incesto, já que Judá se deitou com a sua nora, mas, ele simplesmente estava dando a linhagem a seu filho, já que ele negara dar Selá como marido. Os filhos de Tamar foram contados com filhos de Judá e de Perez nasceria o salvador do mundo.

3 - José no Egito.

      No Egito, José vai para na casa de Potifar chefe da guarda. O preço dele 20 moedas de prata. A primeira parada é em uma casa, temos uma ideia de que ele não era acostumado a fazer força física por acharmos que ele vivia mais tempo com seus pais do que no campo definitivamente. No auge da sua juventude, aos 18 anos de idade tinha todas as forças e a sua beleza para estar dentro de uma casa de uma autoridade egípcia. José é um personagem que chama a atenção dentro do livro de Gênesis pois é por causa dele que uma revelação feita a Abraão se cumpre (Gn 13.15). A sua chegada ele não esperava que fosse um plano de Deus para ser escravo e de dentro de uma prisão sairia para ser o
governador do Egito. 


Comentários