08 de Janeiro - Isaque (Gn 22-24)



    O filho da promessa já nascera e como descendente direto Moisés não poderia deixar de relatar a história de Isaque o qual seria pai de mais um outra grande nação os edomitas os descendentes de Esaú o primogênito de Isaque, o qual vendeu sua primogenitura por um prato de lentilhas. A origem do nome Isaque ao contrário do que muitos estudiosos dizem não significa: riso mas sim, "Ele rirá" a causa do nome e devido Sara ter rido da palavra do Senhor quando fora anunciar pessoalmente a Abraão junto aos Carvalhais de Manre e ela escutou a conversa na tenda (Gn 18.12-15)  A promessa feita pelo Anjo após exatos um ano estava cumprida o filho prometido havia nascido, sido circuncidado ao oitavo dia o que é tradição até os dias de hoje entre os judeus. Aproximadamente aos très anos de idade seu irmão mais velho e posto para a fora do convívio de seu pai e passa a ser o único herdeiro de todas as coisa.

1 - O sacrificio.

     Deus tinha cumprido após 25 anos a promessa de um filho para a vida de Abraão, mas, Deus resolve pedir ele em sacrifício, segundo Champlin em suas pesquisas o levaram a vários eruditos que afirmam que essa passagem do livro de Gênesis tenha sido figurada sendo uma alusão a fé de Abraão em Deus. Havia costume entre os moradores de Ur dos Caldeus sacrificar seus filhos a deuses. Josefo nos afirma que a idade de Isaque quando foi ser oferecido a Deus tinha a idade de 25 anos, completando assim a idade estipulada por Deus para os homens da tribo de Levi serem consagrados a Deus (Nm 8.25), sendo assim, uma forma simbólica da consagração de Isaque a Deus naquele momento. Josefo nos diz mais que mesmo, sabendo que poderia perder a sua benção e todas as promessas que o Senhor o fizera Abraão estava interessado no Senhor e não nos bens materias e nas riquezas que ele poderia alcançar.

2- Casamento

     Após a morte de sua mãe Sara o qual esta relatada em Gn 22 e a compra definitiva do seu local onde morava dos donos da terra. Abraão decide encontrar uma esposa para Isaque. As ordenanças para Eliezer são bem especificas. ele não poderia deixa de pegar de entre os seus parentes uma esposa para Isaque e que Isaque em nenhum momento poderia voltar para aquela região. o casamento entre parentes proximos era comum na epoca de Abraão ao ponto de Naor estar casado com uma sobrinha e Abraão casado com sua meia irmã. Esses tipos de casamentos seriam proibido para os seus descendentes anos mais tarde com as leis mosaicas (Lv 18 -20). Josefo nos diz que um dos motivos principais para rebeca ter aceitado a ir com ele foi os mais valiosos objetos que nunca houvera sido visto naquela região. Josefo nos afirma que a viagem de Eliezer foi difícil e demorada pois, antes de chegar até Ur ele tinha que passar pela Mesopotamia e por estradas que era cheias de ladrões. Isaque já estava com mais de 40 anos de idade (Gn 25.19) quando Abraão mandou buscar uma esposa para ele. Ao ver Isaque de longe Rebeca cobriu o seu rosto e foi tomada como esposa, assim, como sua mãe Rebeca também era estéril.
Josefo nos afirma que quando Isaque se casou todos os outros filhos que Abraão tivera com Quetura já tinha sido mandado embora para outra região da terra e Isaque já era o possuídor de todos os bens de seu pai.

Comentários