06 de Janeiro - Promessa de um herdeiro (Gn 16-18)

Abrão crescia grandemente na terra de sua peregrinação sua experiência militar fizera Abrão ser respeitado por vários povos que moravam ao seu redor. Em Gn 15.1-4 vemos Deus confirmando novamente a que ele seria uma grande nação. Dentro deste capítulo podemos observar a primeira conversa de Abrão e Deus, ele tinha motivos para estar angustiado e muitos motivos para questionar a Deus. Ele não tinha gerado filhos legítimos e o seu grande herdeiro de tudo seria o damasceno Eliezer, que nascera em sua casa sendo o seu servo (Gn 15.2). 

1 - Tipos de herdeiros nos tempos de Abrão.

     Abrão tinha motivos de sobra para se perguntar a Deus e temer ao mesmo tempo a sua falta de filhos, segundo a lei suméria para se possuir um herdeiro poderia ser feito de algumas formas:
Escolha de um servo escravo - Abrão já tinha seu herdeiro escolhido quando falara com o Senhor (Gn 15.2), Qualquer homem poderia adotar um servo ou escravo com filho tendo ele todo os deveres e obrigações como sendo filho legítimo de seu senhor. Abrão tinha colocado sobre todos os seus bens seu mordomo Eliezer o qual tinha conhecimento e autoridade sobre todas as coisa que havia na casa de Abrão (Gn 24.2). O motivo provavelmente seria o fato dele ter sido o primeiro servo a nascer em sua casa. 
     Usar concubinas como esposa - uma serva da esposa, poderia tomar o lugar de sua senhora e se deitar com o marido e ter filhos através dela. O fato interessante é que segundo as leis sumeriana, a concubina tinha todos os direito de uma esposa, mas, não deixava de estar debaixo da vontade de sua senhora (Gn 16.4-6). Segundo a lei que Abrão cria e praticava, em nenhum momento ele poderia expulsar ou vender a concubina que fora dada ele como esposa. 

2 - Passando a frente do tempo

     Segundo Josefo em "História dos Hebreus" relata que Abrão vivia triste por não poder gerar filhos com sua esposa Sarai, esse seria  o principal motivo que ela tenha oferecido Hagar por mulher a seu marido (Gn 16.1-3). A soberba e o orgulho subiu em Hagar a qual foi repreendia pelo Senhor para que ela esteja se aos pés de Sarai sua senhor com serva que sempre fora. O nascimento de Ismael ocorreu dez anos depois da promessa feita para Abrão que ele seria uma grande nação. Abrão com certeza estava alegre e contente pois, a promessa poderia ser cumprida através de sua semente mesmo que não fosse através de sua primeira esposa. Apesar de Sarai ter passado a frente do tempo de Deus ele também honrou a Ismael o qual se tornou os pais dos árabes e muçulmanos já que Mohammad é tido como um descendente direto de Ismael, por ele ser hagariano.
     Mesmo com a presa de Sarai Deus não esquecera de sua promessa Deus vem reafirmar novamente a promessa feita para Abrão. Em Gn 17 lemos uma conversa intima e face a face com Abrão, Sarai tua mulher terás um filho (Gn 17.19). Abrão nos relato de Gênesis 17, observamos que ele teve duvida e também estava satisfeito com Ismael (Gn 17.20-21). O pacto não era para Ismael o tempo de Deus e os planos estava através de Isaque o qual no tempo estipulado por Deus ele nasceria e seria fruto do puro milagre e do poder de Deus.

3 - O pacto firmado.

Isaque seria o fruto da promessa, mas Deus pedira um sinal para Abrão o qual agora por causa do pacto o seu nome fora trocado para Abraão (Gn 17.5) e Sarai para Sara (Gn 17.15). O sinal da circuncisão não era especificamente para Abraão, diversos povos e tribos usavam como sinal para identificar os seus membros do clã, também era usado como sinal de maioridade sexual e outras coisas a mais.
O pacto não era simplesmente uma mera formalidade ela representava a separação de todos os povos da terra para a adoração a Deus. O sinal da circuncisão seria simbolo para todos o sempre dos filhos de Abraão, o pacto carnal entre Deus e Abraão estava diretamente ligado com o corte do prepúcio aos oito dias de nascido. Abraão como servo obediente cumpre, não somente ele mas todo os seus servos e filhos cumprindo asism a ordennça de Deus e firmando o pacto esperado e a grandeza de ser pai do povo escolhido de Deus.

Comentários