02 de Janeiro - Sociedade Pré-diluviana (Gn 4-6)

     
No estudo anterior nos prendemos apenas na criação do Universo entrando em todas as linhas existentes possíveis tanto por parte da ciência como na religião. Para entendermos os capítulos 4 a 6 de Gênesis vamos ter que analisar primeiramente o capítulo 3, o homem desobedece e ocorre a queda humana sendo expulso do Éden.
      Dentro dos primeiros dois capítulos podemos observar que temos duas criações dadas aos homens uma em Gn 1.26-27,  "Façamos o homem a nossa imagem e semelhança" e a outra em Gn 2.7 "E formou o Senhor o homem do pó da terra". Essas duas passagens são motivos de discussão para muitos estudiosos, pois, uns defendem que sejam duas criações distintas outros por um lado que seja a mesma com a diferença de que no capitulo 2 Deus tenha detalhado a forma de como o homem fora criado. Mas vamos buscar isso dentro do hebraico em Gn 1.26 o termo usado para homem e "ish"  enquanto que na outra passagem o termo usado é "Adam"  duas palavras diferentes para representar a mesma criação. Adão fora criado e posto dentro do jardim com a finalidade exclusiva de guardar e cultivar (Gn 2.15-16), pronto estava feito, Deus só dera uma instrução para o homem dentro da jardim (Gn 2.16) e mesmo assim com a desobediência o homem perdeu o direito de estar dentro do Éden e é expulso.

1 - As consequências da queda do homem.

      Com a queda de Adão vieram conforme relatos de Gn 4.1 os primeiros  filhos de Adão e Eva, mas, como nem sempre se tratando do livro dos inicio um livro de fácil e rápida interpretação vemos nesse capítulo alguns pontos interessantes para serem comentados.

      1.1 - O primeiro assassinato da humanidade

     Não sabemos ao certo a idade que Abel e Caim fora oferecer sacrifícios a Deus e como eles souberam a forma correta para adorar a Deus. Segundo o historiador Flávio Josefo em seu livro "História dos hebreus"(pg  16) afirma que Adão e Eva tiveram cinco filhos no começo de sua vida conjugal. Dois homens e três mulheres. A grande diferença entre Abel e Caim era o coração dos dois, segundo o historiador Abel acreditava que Deus estava sempre presente e Caim ao contrário buscava seus próprios interesses. O sacrifício de Abel e Caim a Deus segundo Champlin vinha representar o que estaria por vir o sacrifício perfeito. Abel foi aceito porque fez o sacrifício de forma correta de todo o seu coração ao contrário de Caim que ofereceu de qualquer jeito. O motivo da morte de Abel simplesmente foi a rejeição da sua oferta e a aceitação de seu irmão perante Deus.
    Não temos a menor ideia se os dois sabiam a forma corretar de oferecer sacrifício não temos a menor ideia se Adão e Eva os ensinaram ou se eles sabiam como adorar a Deus corretamente. Apesar de termos alguns livros considerados apócrifos que falem sobre acontecimentos da mesma época vivida por Adão mas, nenhum deles revela se eles tinham a certeza da forma de como eles deveriam adorar a Deus. O assassinato de Abel foi um marco na sociedade o qual afastou Caim do convívio e passou a ter a marca dada por Deus e demonstrou toda a raiva e a decadência da humanidade.

      1.2 - A esposa de Caim

      Outro grande fato desconhecido dentro da história e a esposa de Caim Gn 4.17, nos diz que Caim conheceu sua esposa e teve um filho. A pergunta que todos os grandes leitores da bíblia fazem é de onde surgiu a esposa de Caim? Segundo o cometário da bíblia de estudos Palavra Chave (Ed CPAD) nos leva a Gn 5.4 "e teve Adão filhos e filhas"  e possível que ele tenha se casado com com uma de suas irmãs ou desuas sobrinhas. No livro apócrifo "Apocalipse de Moisés" o número de filhos e filhas de Adão e Eva foram sessenta (trinta filhos e trinta filhas), ou segundo Josefo pode ter sido umas três irmãs que ele tivera. A descendencia de Caim posta nos versiculos posteriores ao 17 demonstra que as atitudes de sua geração era iguais ao de seus patriarca ao ponto de que Tubalcaim ter matado dois jovens trazendo sobre a terra todo o tipo de maldade que conhecemos nos dias de hoje.

2 - Povos pré-diluvianos

      Uma das grandes diferenças da humanidade sem duvida está divida junto com o diluvio. Para isso temos diversas opiniões e linhas teologicas completamente distintas.O capítulo 5 vem nos mostrando apenas a genealogia que dentro dela podemos destacar duas pessoas Enos que foi primeiro a adorar a Deus e invocar o seu nome e Enoque que segundo a crença judaica ele foi o grande inventor da matemática e do alfabeto e dos livros. A grande dúvida dentro dos povos pré-diluvianos e sem sombra de dúvidas o que seria os Nephilins existem duas versões bastantes aceita para o que sejam os filhos de Deus e as filhas dos homens Gn 6.1.

      2.1 - As filhas dos homens.

    Não se tem muito a discordar de que as filhas dos homens sejam de origem humana a grande diferença de opinião é a respeito a linhagem das mulheres se seriam da linhagem piedosa e fiel a Deus ou da linhagem maldosa de Caim. Muitos acreditam que elas sejam da linhagem de Caim já que assim como os homens desta geração a maldade estava impregnada dentro dela.

     2.2 - Os filhos de Deus

      A linhagem piedosa de Seth viu formosura nas mulheres descendentes de Caim e a tomaram para suas esposas contaminado assim, uma linhagem pura e temente a Deus. Não seria de se estranhar que isso possa realmente ter ocorrido, pois, dentro da bíblia vemos diversos exemplos descritos; Salomão deixou de servir a Deus e foi atrás de deuses por causa de suas muitas mulheres, Acabe deixou se levar por sua esposa Jezabel a qual usou diversas maneiras cruéis para matar os servidores do verdadeiro Deus. E a outra teremos que recorrer a um dos textos mais complexos e de dificil interpretação que é 2 Pe 2.4-5 "E Deus não perdoou nem aos anjos que pecaram" Sim a existência de anjos coabitando com os homens. Para termos provas que esse texto posso realmente estar falando de anjos e não de homens teremos que recorrer a mais um livro apócrifo o de Enoque diz que foi no Monte Hermon que 200 anjos tomaram a decisão de descer a terra e ajudar o homem a evoluir e aprender a tomar conta da terra, eles tinham a plena convicção de que sua decisão não teriam volta, pois assim como Satanás fora expulso para eles não teriam mais retorno.
Em todas as culturas primitivas se tem noticias de que deuses desciam a terra para ter filhos com as filhas dos homens olhamos isso na cultura: grega, romana, egípcia e nas demais outras culturas dos povos antigos. A teria ganha força mais que sejam anjos está em Gn 6.4  não viverá o meu espírito para sempre com o homem. Essa é sem sombra de dúvida uma das dúvidas existente e motivo de muita discórdia entre estudiosos. O mais importante dentro do capítulo 6 é a apresentação de Noé e a destruição da raça humana e a construção da arca a qual salvou Noé e sua família.

3 - E Deus se arrependeu de ter feito o homem.

Para muitos é apenas uma forma de expressar que Moises pós aos textos de Gênesis. A primeira passagem que vem em nossa mente é o famoso "Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa" Nm 23.19 é mais um outro grave erro de contexto que muitos crentes cometem por não prestarem atenção no contexto todo. Segundo Champlin o verbo arrepender desse versículo pode ser interpretado deduas formas: Primeiro a forma literal que realmente Deus vendo toda a situação depravada que estava ocorrendo sbre a terra quisera dar um fim e fazer um novo recomeço e outro é que seja simplesmente a forma de se expressar de Moises, pois, sendo assim feriria a Oniciência de Deus, sendo que Ele não tivera previsto todos esses acontecimentos.
Deus criou o homem com o propósito de cuidar da terra e ser amigo de Deus. Em Gn 3.8 lemos que Deus visitava o homem no Jardim durante a viração do dia o convívio com a sua criação era a parte essencial deste relacionamento. Após queda essa relação terminou e a cada geração que se passava a lembrança de uma profunda intimidade com Deus estava sumindo da face da terra.


OS ESTUDOS DO BLOGGERTORNE-SE UM SEGUIDOR DO BLOGGER, ESTUDOS DIÁRIOS

Comentários