01 de Janeiro - Criação de tudo (Gn 1-3)





"Bereshit bara Elohim et hashemain veet haaretz."
No principio criou Deus os céus e a Terra.




            Dentro da bíblia pode ser considerado um dos temas mais complexos de todos os capítulos. Os três primeiros capítulos falam sobre a criação do universo e do planeta. A interminável briga entre a ciência e a religião. Os dois primeiros, capítulos de Gênesis podemos reparar duas formas distintas da criação do mundo, alguns eruditos acreditam e concordam que sejam duas narrativas diferentes dentro dos textos bíblicos, já que, o hebraico do capítulo dois é mais antigo do que o do capitulo primeiro. A grande briga desses capítulos está entre o evolucionismo e o criacionismo.

1 - Evolucionismo e criacionismo

1.1 - Evolucionismo

1.1.1 - Teoria do Big Bang

            A ciência estuda até os dias de hoje como o mundo foi criado. Existem várias teorias sobre a criação do mundo e do Universo entre elas podemos citar o Big Bang, a grande explosão é fato e pode se dizer que para um determinada classe dentro do judaísmo eles acreditam que o mundo foi criado de um explosão sendo essa luz, ou a explosão registrada em Gn 1.3 a Kabalah dá ao devido acontecimento científico a sua autoria a Deus sendo assim, todo o universo foi criado pela doação de Deus para criar o universo como um todo. Dentro da visão cabalista também podemos afirmar que o sacrifício de Cristo já estava previsto ou teria acontecido (Ap 13.8). Os cabalistas acreditam que Deus se doou para poder criar ao mundo dando assim a grande prova de seu amor pela sua criação.

1.1.2 - Teoria da Abiogênese e Biogênese

           
No meio das teorias existentes encontramos duas bem interessantes que uma anula a existência da outra a Abiogênese (sem origem biológica), que defende a idéia de que a vida surgiu partir do nada ou até mesmo da matéria e a Biogênese (origem biológica) defende que a vida veio a partir da origem. As duas teses se pararmos para vermos com olhos dentro do texto bíblico elas não se negam e estão interligadas em si.
            Segundo o texto bíblico Deus criou todos os seres vivos através do seu poder de sua palavra, logo, a vida realmente começou do nada, da matéria não existente e passou a existir com a biogênese defendendo que veio a surgir desde as primeiras células aquáticas e depois passaram para ter vida sobre a terra. O capítulo 1 nos vem mostrando exatamente essa criação primeiro o surgimento da vida marinha e depois no outro dia a existência na terra Gn 1.2-23 (criação da vida marinha e dos répteis) e Gn 1. 24-25 tendo logo em seguida no  dia sexto a criação do homem.

            1.1.3 - Darwinismo

            O britânico Charles Robert Darwin naturalista que ficou marcado por sua teoria que relata a origem das espécies sendo assim, um grande avanço para a sociedade na época. Darwin sempre defendeu a teoria da evolução dos seres vivos onde eles mudavam sua forma para poder adaptar-se ao mundo atual. Uma das grandes e mais conhecidas teorias de Darwin e que o homem veio do macaco, mas, será que ele realmente disse isso? Charles defendia em sua teoria que o homem e o macaco tiveram um ancestral comum sendo o primeiro primata do planeta que viveu a cerca de 6 milhões de anos atrás. A bíblia nos mostra em Gn 1.26 que Deus criou o homem e mulher, sendo mais abrangente dentro do capítulo 2 de Gênesis (Gn 2.7) assim o grande embate entra a ciência e a religião.

                        1.1.4 - Teoria do Design Inteligente

Uma teoria pseudo-cientifica vem ganhando força, o desenho inteligente defende que algumas características dos seres e do universo só podem ser explicadas por uma causa inteligente, ou seja, que só pode se ter a certeza dos fatos quando se conhece ou descobrir a origem daquilo que formou o universo. E muito comparada por alguns cientistas como a teoria do criacionismo, mas seus defensores negam a influência de fatos religiosos no meio dessa teoria. Ela foi inicialmente criada por um grupo de criacionistas que propuseram a teoria como forma de ensinar o criacionismo dentro das escolas americanas as quais são proibidas. A semelhança em suas linhas principais de defesa vem combater completamente todas as outras teorias existentes.

2. Criacionismo.

            A criação do Universo todo representado através da nossa fé. É o ponto onde finalmente estamos dentro dos textos bíblicos. Segundo o relato bíblico o mundo foi criado em seis dias seguidos e não em milhares de anos como a ciência defende. Alguns antigos cristãos e teólogos vêem na ciência como inimiga, mas em muitos casos a religião e a ciência andaram juntos para compreender fenômenos naturais e estudos sobre o universo. Um dos primeiros estudiosos para determinar a idade da terra foi o arcebispo de Armargh, James Usher foi o primeiro a datar a origem da terra e escrever sobre ela. A data foi dada em 4004 a.C, sendo assim o que a história considera essa data como sendo a origem da escrita e não a origem da humanidade. Poucos sabem a esse respeito mais o criacionismo também está subdividido em algumas partes.

2.1 - Teoria do dia pictórico.

            Uma das primeiras teorias do criacionismo é o DIA PICTÓRICO, esse dia está relacionado diretamente a quantidades de dias que Moises recebeu de Deus os relatos sobre como foi a criação do mundo. Então cada dia descrito no capítulo 1 de Gênesis seria um dia que Deus contou a Moises sobre a criação do universo e do mundo como todo. Se nos levarmos em consideração essa vertente temos que desconsiderar todo o fator histórico contido no capítulo 1 de Gênesis.

2.2 - Teoria do hiato

            Existe uma teoria que acreditasse que Satanás caiu na terra e por causa de sua queda a terra foi destruída, essa é a teoria do Hiato. O seu grande forte é que segundo os estudiosos a terra foi construída duas vezes uma antes da queda de Satanás em Gn 1.1 e outra relatada em Gn 1.2 após queda. Essa Teoria ganhou força no século XVIII e XIX com o surgimento da Geologia que descobriu que a terra era mais velha do que os relatos de Gênesis. Teoria difundida por Thomas Chalmers, professor da Universidade de Edimburgo Alemanha que foi atribuída ao teólogo holandês Simon Episcopus. Pelo texto contido no versículo 2 do primeiro capítulo dá-se a entender que o mundo já fora criado antes dessa criação sendo assim, a partir de Gn 1.2 uma segunda criação da terra.

2.3 - Teoria do período dos tempos

            É a primeira das teorias que afirmam que o dia descrito na bíblia são realmente períodos, mas separados por períodos de tempos ele vai de encontro com a passagem de Ex 20.11 onde afirma que a terra foi criada em seis dias diretos. A teoria confirma também que a criação se deu em seis dias mais que entre cada um dia teve um período de tempo entre todos os acontecimentos do capitulo primeiro.

2. 4 - Teoria do dia era 

            "Um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia"2 Pe 3.8 O dia era não é muito diferente do evolucionismo ela defende que a terra foi criada em milhares de anos o qual é chamada de eras. O termo hebraico registrado nem Gênesis para dia e a palavra "yom" que significa dia, mas também representa um período de tempo como está descrito em Lv 14.2,9,10, assim, fazendo grande junção entre ciência e fé. 

2.5 - Teoria do dia literal

O dia liberal é a principal causa de toda a confusão entra a religião e a ciência. É a teoria da forma literal no período de 24 horas. Estariam tudo as mil maravilha se não tivesse apenas um pequeno detalhe os astros criados para reger as estações só foram criados no quarto dia (Gn 1.14-19). As palavras hebraicas usadas em todos os versículos que terminam a duração de um dia são "Erev" (tarde) e "Boker" (manhã). Em nenhum momento é apresentado à palavra "Layla" (noite) a não ser quando se refere à criação da lua como astro da noite.


Conclusão

Podemos ver que a criação do Universo é um dos maiores segredos até os dias de hoje a ciência e a religião não andam de forma separada como muitos cristãos antigos pensaram. A falta de concordãncia entre os pontos de vista está voltando à questão da fé. O qual crer em um ser criador de tudo e dar ênfase simplesmente ao acaso.

Comentários