26 de Janeiro - Consagração Sacerdotal (Ex 28-30)

     
A ordem da casa de Deus já estava toda organizada agora, Deus colocaria ordem nos seus servos para prestarem culto constantemente a sua grandeza. O capítulo 28 começa com a separação de Arão e de seus filhos para ministrarem o sacerdócio para Arão e seus filho (Ex 28.1-3). Assim como tudo dentro do tabernáculo as roupas dos sacerdotes também teriam de ser especiais. A forma de oferecer culto a Deus se igualaria com as demais nações, pois, todas elas tinham os templos dos deuses e os seus sacerdotes. Com a formação do estado de Israel era necessário colocar ordem a todas as classes começando pela mais importante para o povo que é a comunhão com Deus. Ao longo de todo o capitulo 28 de êxodo vemos todos os detalhes para as roupas dos sacerdotes e dos levitas também, pois eles teriam o dever de ajudá-los nas coisas do templo.

1 - Urim e Tulmim

      Sem dúvidas e um dos utensílios que provoca muita confusão mo meio evangélico e para que ele servia. Segundo alguns estudiosos ele só era usado em questões onde se havia dúvida. Matthew vem nos acrescentar com a sua opinião sobre o que seria esse dois artefatos: "Eu penso que as palavras podem ser interpretadas da seguinte maneira: E darás, ou acrescentarás, ou colocarás no peitoral do juízo a luz e a perfeição, e elas estarão sobre o coração de Arão. Isto é, ele será dotado de um poder de conhecer e dar a conhecer a vontade de Deus, em quaisquer casos difíceis e duvidosos, relacionados ao estado civil ou eclesiástico da nação." (Comentário Matthew Henry Pentateuco pg 318). Ele ainda acredita que seria uma forma de Deus falar diretamente com o sacerdote e demonstrar a decisão de Deus para aquela situação e nos deixa o exemplo de Finéias (Jz 20.21-22) o fato só poderia ocorrer diante da arca da Aliança para poder funcionar.
      Broadman e Champlin vem discordar de Matthew e diz que eles serviam para tirar sorte sobre os diversos assuntos escolhidos podendo sair uma palavra monossilábica com sim ou não (Nm 27.21 / Dt 33.8). Champlin também nos apresenta mais uma ideia de que fosse um diamante onde o sumo sacerdote provocasse uma auto hipnose estando assim conectado com Adonay.


2 - Consagração.

       A consagração era feita de forma diferente, pois, eles carregariam todos os pecados dos filhos de Israel dentro de si. Moisés dedicou-se a escreve um capítulo todo a respeito sobre a consagração como deveria ocorrer desde a sua limpeza pessoal aos atos sacrificiais dados por Deus para aquela cerimônia. Essa forma de consagração demonstrava a todos que eles estavam sendo separados para um ministério maior que eles e sendo separados para viver para Deus em santidade (Hb 5.4-5). Sua consagração era o ato de sua perfeição como homens terrenos, assim, como Cristo foi (Hb 7.28)
Brodman vem nos comparar o ato da consagração com o batismo do novo testamento sendo assim, rito de passagem e demonstração da sua devoção ao um ser superior. O sacrifício de animal também fazia parte, pois, ao por as mãos sobre o animal cria-se que todos os pecados daquela pessoa estava passando para a vida daquele animal o qual era sacrificado por causa disso.
      Das três etapas da consagração a mais importante era a terceira que representava a adoração do homem a Deus e o reconhecimento de sua grandeza. Para o sacerdote representava que a culpa da pessoa tinha sido esquecida e apagada, podendo assim ter livre acesso e aceitação para com Deus. O final do ritual exigia uma refeição assim como Em Ex 24.9-11 também o ato representava comunhão e comer partes específicas do sacrifício simbolizava que o ato tinha sido aceito por Deus.


Todos o capítulo trinta Deus da instruções adicionais para a funcionalidade do templo e as iguarias usadas para perfumar e consagrar todos os utensílios menores. O tabernáculo levou menos de um ano para ser construído, já que todo o povo se dispôs a ajudar e ouve coração voluntário para a com a construção do tabernáculo. Assim como o post de ontem o assunto é muito extenso e não dá para ser detalhado em dois post ficando assim para outra oportunidade.

Comentários