07 de Março - Calebe e Hebrom (Js 13-15)

              A partir do capitulo treze do livro de Josué começamos a ver o desfecho das conquistas do povo de Israel sobre a liderança de Josué (Js 13.1) as nove tribos e meio ainda estava sem possessão na terra e era necessário repartir as trinta e cinco cidades conquistas por Josué segundo relatos e ainda existiam muitas cidades a serem conquistadas diante do povo. A longa jornada de Josué agora com oitenta e cinco anos aproximadamente não se tinha mais forças para ir à frente do povo em combate. Segundo Lawrence Richards diz que as cidades que poderiam dar dificuldade para o povo fora destruídas sob o comando de Josué facilitando assim, o domínio das outras cidades que ficaram para ser conquistada.
 
Champlin nos diz que muitas das cidades não foram destruídas o que facilitou assim a estadia do povo em seus territórios e não tendo a necessidade de construir todas elas. É claro que muitas outras cidades foram construídas depois com o passar do tempo por todas as tribos as quais aumentaram o numero de cidades da nação de Israel. Os relatos da divisão da terra é o real cumprimento do pacto Abraâmico (Gn 15.18) o que tornaria toda aquela terra Cananéia em um território nacional pertencentes aos seus descendentes. O primeiro passo e reafirmar as terras das duas tribos e meia que tomaram posse além do Jordão (Js 13.8-33), eles realmente cumpriram o que haviam prometido para Moisés estariam na frente de batalha juntamente com os seus irmãos para conquistar os seus territórios e que eles não tomariam parte de herança naquela terra.

1 – Calebe.

A primeira tribo a cair sorte foi a de Judá que era a primeira a sair ao combate para conquistar a terra segundo o mandado de Deus e nesse ponto que temos uma ligeira impressão de como fora feita a divisão territorial dentro da própria tribo. Em Js 14.9-13 lemos que o primeiro a tomar posse foi Calebe, o mesmo que fora espiar a terra juntamente com Josué e mais dez. A sua devoção e confiança a Deus e vista nestes versículos e lembra a promessa feita por Moisés para que ele tivesse a sua possessão no meio da terra. A terra de Hebrom era a possessão legítima dos filhos de Abraão naquela terra, onde ele comprara dos filhos de Hete. Ali no monte existiam os gigantes que foram o motivo do povo todo se rebelar contra Moisés e contra Deus, aquela terra ele pediu para ele possuir e que ele iria destruir aqueles gigantes, pois, ele confiava no Deus de Israel. A respeito da conquista de Hebrom se paramos para analisar tem duas versões que podem parecer contraditórias na bíblia. A primeira diz que o monte Hebrom foi conquista por Josué (Js 11.21) e deu a Calebe como direito e a outra o que esta relacionada dentro de Js 14.12 dizendo que Calebe pediu para conquistar a terra. Não existe nenhuma contradição bíblica nesses dois textos os estudiosos acreditam que os relatos de Js 11.21 falaram de uma forma completa e que a terra foi conquistada estando na liderança de Josué e não que ele tenha sido conquistada por Josué como descrito em Js 14.12 / Jz 1.12-15. Os textos do livro de Josué se misturam com os primeiros capítulos do livro de Juízes aonde vem demonstrando as primeiras conquistas do povo sobre os povos que ficaram após a morte de Josué.


       A distribuição das terras conquistadas por Josué foram repartidas entre sete tribos e ficou faltando duas ainda a terem direito de possessão e herdade entre seus irmãos o que vermos nos capítulos seguintes.

Comentários