O
discurso de Moisés é bem instrutivo para os israelitas na nova geração não
temos ideia se ao longo desses quarenta anos a lei foi lida ao final de cada
ciclo de sete anos como o senhor mandara que houvesse no meio do povo. As leis
repetidas servem para enfatizar cada vez mais a importâncias deles para que
todo o povo não caísse em desgraça ao entrar na terra e se contaminar com os
povos pagãos. As instruções contidas nessa parte são fortes e claras que tem
grande importância espiritual e civil para com o povo. O local de culto, o
cuidado com os falsos profetas e a idolatria, alimentos e o dizimo para os
órfãos e viúvas.
Os
falsos profetas e idolatras seriam de grandes laços para o povo de Israel
durante o tempo dos juízes e o reinado. Era um dos piores crimes existentes
dentro da lei mosaica e que exigia pena capital para todos aqueles que
cometessem tal ato. Segundo John Watts os profetas eram pessoas que exerciam
grande influência sobre o povo por causa do dom de profecia e pelos sinais
demonstrados (I Sm 10.1 / I Rs 13.3). A lei era muito clara para com os
idolatras seriam mortos por seus parentes mais próximos que tinham o dever de
tirar do meio do povo a vergonha da idolatria a outros deuses independentemente
do grau de parentesco.
1
– O local de culto.
O
mandamento do Senhor exigia apenas um único local de culto em toda a terra de
Israel para prestarem os seus sacrifício e rituais de culto a Deus. Lawrence Richards
nos diz que a mesma forma era praticada pelas nações pagãs com a uma única diferença
entre as nações. As nações pagãs quando prestavam culto aos seus deuses
consagravam ou davam aquele lugar para aquela entidade, assim, existindo vários
locais para serem sagrados aos mais diversos tipos de baalins existentes
possuindo o próprio altar para prestar o sacrifício. Os povos acreditavam que
cada parte do mundo existia deuses que tomavam conta do lugar determinado é que
todos os países tinham a sua forma correta de adoração aos deuses, isso foi o
que levou aos assírios a buscarem anos mais tarde, após a conquista do reino do
Norte.
O
tabernáculo tinha a importância muito grande no meio do povo de Israel, pois,
ali era prestada toda a adoração a Deus e dentro do arraial ele ficava no
centro do acampamento com o objetivo de lembrá-los que Deus os protegia e
estava no meio do povo. Na terra prometida o local escolhido foi Siló onde
permaneceu até os filisteus destruírem o tabernáculo. Não sabemos como a arca
da aliança saiu de Siló antes de sua destruição e não foi capturada pelos
filisteus temos os relatos que a arca foi capturada nas terras de Ebenézer (I Sm
4) e passou um tempo nas terras dos filisteus até ser devolvida a terra
de Israel. A mudança de culto só ocorreu no reinado de Davi o qual levou a arca
para Jerusalém (II Sm 6) e onde Salomão mais tarde construiria ao templo para Deus
(I
Rs 8).
2
– A importância dos dízimos.
Assunto polêmico sempre
no meio evangélico, mas não se tem como não ler Dt 14 sem tocar nesse
assunto. O dizimo era ordenança para o povo dar a tribo de Levi já que eles não
teriam parte na terra e seria uma casta sacerdotal (Nm 1.47). Como o único verdadeiro
proprietário da terra Deus pede para que povo devolva a décima parte de tudo
aquilo que ele colhera da terra, e que os animais que abrissem a madre o
chamado dízimo e que os levitas eram os principais detentores pro direito dos
dízimos. O dizimo podemos separá-los em três partes: 1 - As primícias que eram levadas ao tabernáculo para o mantimento dos
sacerdotes. Deus não chama esse dizimo de sagrado, mas sim como uma oferenda
obrigatória de todo o povo. 2 – O segundo
dízimo, em Dt 14.27-30 vem relatar a importância desses dizimo no meio do
povo israelita, ao contrario do primeiro esse era considerado “coisa santa” por
se tratar de uma devolução dos levitas, os quais o segundo dizimo era direcionado,
comiam no lugar sagrado simbolizando a provisão de Deus para com os levitas.
Ele também é chamado de dizimo dos dízimos e 3 – O dízimo destinado aos órfãos, pobres, viúvas e estrangeiros,
segundo o livro d de Tobias (Tb 1.7) é o mesmo que o segundo
dízimo, mas, tendo a sua função diferente de ser aplicado. Segundo o Talmud o
segundo dizimo era mais importante do que o primeiro por suprir todas as
necessidades no meio do povo. Esse dízimo segundo tem divididos opiniões de
como ele realmente seria efetuado de formas diferentes. John Gill diz que esse dízimo era distribuído aos
pobres da cidade enquanto Aben Ezra nos diz que essa porção ficava na cidade
para uso dos necessitados. O segundo dizimo era a forma de reconhecer a
gratidão a Deus por suprir tudo que eles precisavam e o ato para prestar culto
a Deus através do amor aos necessitados.
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