17 de Janeiro - A escravidão (Ex 1 - 3)



Como fim do primeiro livro, Moisés termina de contar a origem de todo o seu povo.Moisés começa o livro com um fator histórico importante para os filhos de Israel Ex 1.6-11 a morte de José e o novo domínio e dinastia egípcia novamente ao poder de todo o território.

1– Os hicsos.

Não temos nenhuma fonte histórica dentro dos livros de Gênesis e Êxodo que nos possa dar dica sobre o governante do Egito ou outro dominador importante na época. Estudiosos levam em consideração que José vivera durante a dinastia dos hicsos devido a contagem das construções das cidades de Ramsés e de Pitom que foram construídas com mão de obra escrava (Ex1.11). A maior possibilidade visando a data bíblica que tenha realmente durante a invasão hicsa que eles chegaram ao Egito.
Os hicsos eram de origem asiática que habitavam no baixo Egito atrás de terra fértil para cultivarem, já que eles eram em sua maioria agricultores. Os egípcios eram um povo hospitaleiro com estrangeiros que vinham fugir das grandes crises de fome que existia naquela região (Gn 47.1-6) e assim, eles consentiram em conviver com os hicsos. Alguns historiadores acreditam que o Egito tinha um exército fraco antes do domínio dos hicsos sendo o seu exército todo apenas de infantaria. As brigas e confusões entre os dois povos se dão por causa da expansão do domínio hicsos nas terras do baixo Egito ao ponto de se formarem e se estruturarem em grande exército e dominar todo o baixo Egito.Após anos sobre a dinastia e a influência dos hicsos os egípcios resolvem dominar o seu território e conseguem enfrentando duas guerras ao mesmo tempo uma com os hicsos no baixo Egito e outra com os núbios no alto Egito.
Coma expulsão dos hicsos em 1580 a.C. e com os conhecimentos que eles passaram durante a dinastia o Egito se torna uma grande potência mundial e consegue expandir o seu território até as margem do rio Eufrates sobre o comando de Tutmés e atingindo o seu apogeu com Ramsés II que utilizou escravos para construir várias cidades. Josefo nos diz que um dos grandes motivos da escravidão dos hebreus pelos judeus foi por causa da inveja que eles tinham do povo que crescera e prosperava grandemente ao contrário de muitos historiadores que afirmam que após conseguirem novamente o domínio do governo eles passam a dominar todos os outros povos transformando eles em escravos.

2 – O salvador tirado das águas.

Segundo o historiador Flavio Josefo, Moisés nasceu em Heliópolis no Egito entre 1350 a 1250 a.C aproximadamente. Em seu livro Historia dos Hebreus, Flavio Josefo comenta que o nascimento de Moisés tinha sido predito pelos magos egípcios eque, o nascimento do menino faria tudo mudar no Egito e que a nação seria humilhada por causa do seu imenso poder. Sendo assim a causa do decreto que Faraó, fez sobre todos os filhos de Israel, o qual está relatado nas sagradas escrituras Ex 1-16-17 que não conseguiu impedir o nascimento e a vida do escolhido de Deus.
O nome Moisés vem da palavra hebraica Masha (extraído da água) ou até mesmo de uma palavra egípcia Mosa (tirado) e outros afirmam que os hebreus não conseguiam pronunciar o nome egípcio de Moisés e falavam apenas o final Mses (filho). A origem de Mses seria muito comum para um suposto nome egípcio de Moisés, já que Temutis, a filha de Faraó segundo Josefo, estava a se banhar e poderia ter dado esse nome para Moisés. A bíblia nos mostra que ele fora criado por sua mãe e sendo desmamado Joquebede, sua mãe, levou para o palácio para ser cuidada pela princesa do Egito. O tempo que Moisés passou com a sua mãe não sabemos ao certo, mas supomos que tenha sido até os três anos de idade se pegarmos o costume judaico e o texto de I Sm 1.19-24  como referência. A vida de Moisés vai ser mais explorada dentro dos demais livros do Pentateuco cristão ou da Toráh judaica.

3– A sarça que não se queima.

Aos quarenta anos de idade ao visitar seus irmãos hebreus Moisés mata um egípcio que estava a maltratar um hebreu. Logo, o Faraó sabendo do fato ocorrido e Moisés temendo pela sua vida resolve fugir e vai para a terra de Midiã, onde ele ganhava esposa, profissão e filhos. Num certo dia ao exercer o seu trabalho perto do Monte Horebe, uma das montanhas do Monte Sinai, Moisés tem a visão de uma sarça que não se queimava e a chama lhe atrai para perto dela (Ex 3.2). Encontramos aqui o primeiro contato que Deus fizera com Moisés eo seu chamado para libertar o seu povo. Não sabemos nada sobre os ensinamentos de Joquebede para Moisés ou o que realmente ele acreditava, mas, o seu nascimento era especial em Ex 2.2 nos diz que ele era formoso,a mesma expressão hebraica (ki-tov) usada para o nascimento de Noé (Gn 5.29) e usada na criação do mundo(Gn 1.10).
Dentro das páginas do velho testamento é muito comum lermos sobre fenômenos sobrenaturais ocorrerem constantemente como o caso de fogo cair do céu (I Rs 18.38) e outras situações maiores que esta. A sarça não se consumir ligamos ao fato sobrenatural exclusivo de Deus, mas, a ciência tem duas teorias para o suposto fenômeno ocorrido. 1 – Existia parte das montanhas do Sinai que liberavam gás natural e com o calor da região dava-se a impressão de que a sarça estaria pegando fogo. 2 – A existência de uma chaminé vulcânica perto do local da sarça fazendo assim que a pequena planta pegara fogo.

Moisés decide voltar para o Egito e enfrentar todos os seus medos e temores, mas,dentro da sua segunda parte de 40 anos de sua vida ele cresceria mais na intimidade com o Deus de seus pais.

Comentários