07 de Janeiro - Sodoma e Gomorra (Gn 19-21)

      A promessa feita para Abraão se repetiu por várias vezes e de formas diferente e nas mas diversas situações que podemos imaginar. No capítulo 18 de Gênesis lemos a chegada de três anjo aos caravalhais de Manre, lugar onde Abraão estava habitando, em determinado momento da visita se tem pela primeira vez o tempo determinado para o nascimento de Isaque. Apesar da idade avançada 99 anos Abraão e 89 Sara. Os anjos fora ter com Abraão por dois motivo completamente distintos: 1 - o nascimento de Isaque, o nascimento que depois de 600 anos aproximadamente mudaria o quadro político todo daquela região e 2 - A destruição de Sodoma e Gomorra.
      Temos poucos relatos das conversas de Abraão e Deus observamos duas conversas apenas Abraão e Deus conversando diretamente (Gn 17. 17-21 / Gn 18), duas conversas apenas, mas elas são necessárias para que o apóstolo Tiago posso chamar Abraão como sendo amigo de Deus (Tg 2.23). A conversa do capítulo 19 vai além das expectativas de Abraão ele jamais esperara que Deus iria falar o que Ele iria fazer com não somente uma cidade mas com 4 cidades que habitavam no Vale de Sidim. 
Segundo R. N. Champlin nos diz que um dos principais motivos para Deus ter anunciado a destruição da cidade de Sodoma e Gomorra foi por causa do pacto estabelecido entre os dois. Abraão alcançou um nível espiritual que estava apto a conhecer os planos de Deus antes que eles acontecessem (Gn 18.17). A intercessão de Abraão pelos justos é a prova de que toda a oração pode ser respondida e atendida pelo Senhor. Champlin nos diz que o verdadeiro motivo da grande preocupação era com o seu sobrinho Ló que morava naquela cidade e o medo dele ser destruído por não ter culpa nenhuma.

1 - A Pentápole

     Arqueólogos até os dias hoje ainda não encontraram nenhum resquício das ruínas das cidades de Sodoma e Gomorra, muitos acreditam que elas estejam no fundo do mar Morto,pois segundo Champlin o mar Morto só veio a existir após a destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 13.10 / 14.3,10). Ele continua a afirma que uma das principais causas da destruição das cinco cidades (Sodoma, Gomorra, Zeboim, Adamá e Zoar) teria sido uma erupção vulcânica que afetará toda aquela região fazendo com que o mar Morto aumentasse o seu volume e a sua expansão. Apesar de Champlin afirmar que tenha sido cinco cidades que foram destruídas só temos na bíblia a confirmação de quatro cidades que foram destruídas naquela região. (Dt 29.23 / Os 11.8)
      O pecado das cidades era a depravação sexual, segundo o historiador do primeiro século *Josefo os sodomitas era pessoas orgulhosas que abandonaram completamente o temor a Deus e não respeitava a nenhuma pessoa. o que levou a Deus querer destruição total de suas cidades e o extermínio de todos os seres que ali habitavam. A misericórdia de Ló para com os anjos faz com que sua sorte seja mudada grandemente e sua vida salva por causa de tão grande ato. O homossexualismo e as grande orgias sexuais era constante nas cidades da região. Por salvar os anjos ganha o direito de salvar todos os seus.
    A fuga é dada momentos antes da destruição das cidades Josefo diz no seu livro "Historia dos Hebreus" que Deus mandara raios para destruir as cidades de Sodoma e Gomorra, mas com a força dos seus raios e as chamas que tomaram conta das duas cidades se alastraram por toda a região e destruiram as cidades de Zeboim e Adamá. No mesmo instante a mulher de Ló se torna em uma estatua de sal por desobedecer a ordem direta de Deus. Champlin em seu "Comentário versículo por versículo vol 1" vem relatar que críticos diz que o motivo para Moisés escrever sobre as estatuas de sal seriam os pedaços de sal frequentes naquela região que seria parte das pessoas que também estavam fugindo assim com a família de Ló da destruição da cidade. Não se tem nenhum teoria cientifica para o motivo da esposa de Ló ter se transformado em uma estátua de sal (Gn 19.26).

2 - Origem de quatro nações

     Ao passar tempo determinado de um ano Abraão e Sara tem Isaque, já estando dentro do pacto abraâmico e circuncidado ao oitavo dia conforme ordenança do Senhor dando assim a linhagem de Abraão na terra de Canaã (Gn 21.1-4). O seu nascimento fazia com que a vida de Ismael não tivesse muita importância para estar perto de seu pai. Por faze por de seu irmão Isaque, Sara expulsa Hagar e seu filho para longe para tentar a própria sorte. A partir de Gn 19.15-20 vemos o inicio dos ismaelitas ou dos hagarianos como também eram chamados. Em Gn 18.31-35 observamos o srugimento de mais duas nações que faria grandes batalhas contra os filhos de Isaque, Ben-Ami (Amom)  e Moabe filhos de Ló que tivera através de incesto. Segundo Josefo o motivo que levara as filhas de ló embebedarem o seu pai e ter relações com ele foi achar que toda a raça humana tinha sido destruída juntamente com a cidade de Sodoma, sobrevivendo apenas eles. A teoria de Josefo vai de encontro com a bíblia pois, eles habitaram perto da cidade chamada Zoar (Gn 19.29-30), pegando o nosso outro estudioso Champlin vem afirmar que mesmo Ló saindo de Sodoma ele não esquecera as práticas sexuais daquele cidade, por isso, o grande motivo do incesto cometido.
      Quatro grandes nações que suas histórias estão unidas ao longo de todo o velho testamento envolvidas nas mais diversas batalhas sendo dominados e dominadores uma das outras.

*Flavio Josefo - livro a História dos Hebreus



Comentários