30 de Janeiro - Levítico (Lv 1-3)


Terceiro Livro escrito pelo profeta Moisés, o livro de Levítico pode ser consideradocomo um manual das leis e rituais do judaísmo, pois, é nele onde está contida amaior parte das leis mosaicas e os seus rituais e sacrifícios para a adoração aDeus. O livro provavelmente faz parte de uma coleção das leis e rituais paraque todo o povo tivesse o pleno conhecimento de como funcionaria e quais asanimais seriam aceitos para prestar o sacrifício. Matthew Henry vem nos acrescentara respeito do desejo de um homem ter o desejo e de adorar a Deus: “Aprópria natureza leva o homem, de um modo ou de outro, a reverenciar o seu Criador, e a homenageá-lo como seu Senhor. A religião revelada presume que areligião natural seja uma instituição antiga e primordial, visto que, devido aopecado, os homens passaram a glorificar a Deus por meio de sacrifícios, o queera um reconhecimento implícito de haverem recebido tudo de Deus como sereshumanos, e de terem perdido tudo como pecadores. Uma consciência inteiramenteconvencida da dependência e da culpa estaria disposta a comparecer diante deDeus com milhares de carneiros, Mq 6.6,7.2.”
O sistema de adoração a Deus segundo Champlin estava dividido em três etapas: 1 –Sacrifícios estavam diretamente envolvidos com o perdão de culpas (Jó 1.8), atode aceitação perante Deus e uma oferenda dada aos deuses como as outras demaisnações. 2 – Danças as quais eram realizadas pelas mulheres que ficavam na portada congregação, dançando e cantnado engrandecendo a Deus e 3 – Orações a conversa com Deus e a aceitação de sua oferta para Deus.

1– Função do sacrifício

O livro de Levítico tema função de aproximar o homem de Deus criando novamente o elo que se perdeu coma queda do homem. Os sacrifícios são desde o início da humanidade, não se sabeexatamente o que levou o homem a oferecer sacrifícios com sangue para Deus, masem Gn 4.4 os sacrifícios de animais eram atos de invocação de Deus e seraceito por Ele, ato de adoração e ato de perdão de pecados. No livro de Levíticovemos quatro tipos de animais aceitos por Deus: boi, cordeiro, cabrito epombinhos ou rolinhas. Todos os animais tinham a mesma importância para osacrifício a diferença estava nas condições financeiras das pessoas que iriaoferecer a oferta queimada ao Senhor. Os rituais e os processos de todo osacrifício está descrito nos primeiros capítulos do livro sendo assim, regraspara os filhos de Arão cumprirem e para que o povo também soubesse quais asofertas por cada erro cometido.

2– Ofertas de Cereais ou Manjares

     Todas as ofertas demanjares tinham suas origens antes do período hebraico e veio afazer parte dosistema mosaico de rituais e sacrifícios a Deus. Não podemos falar de oferta demanjares ou de cereais sem falar da oferta de Caim (Gn 4.3) e a oferta deAbraão a Melquisedeque que foi uma oferta de cereais das primícias existentescom ele naquele momento (Gn 14.18). As ofertas de Abel e de Caim eles foram    ofertas de louvor e gratidão a Deus, pois, coma lei posta as ofertas de cereais tinham que ser acompanhadas de ofertas desacrifícios.
       Os sacrifícios demanjares serviam para demonstrar a gratidão a Deus, assim, as ofertas quegeravam movimentos diante do altar do Senhor como demonstração que ela estavasendo aceita por Deus. O termo hebraico para oferta de cereais significa “dádiva”era um tipo de oferta complementar (Nm 15.3-5 / II Rs 16.13). Os tipos decereais era Cereais básicos, Bolos assados, Bolos cozidos e Bolo de farinha.

3– Ofertas pacíficas ou de paz


Dentre todas era umadas mais antigas, se tratava de uma refeição de pacto realizado entre duaspessoas (Deus e homem), o mesmo realizado no Monte Sinai com os anciões e Deus(Ex 24.11 / Dt 12.7,18 / I Sm 9.11-14,22-24). Matthew Henry diz que as ofertasdemonstravam a consideração por Deus como benfeitor das suas criaturas e ogalardoador. Por isso ele era divido entre o sacerdote, Deus e o ofertante.

Comentários