04 de janeiro - Povos antigos (10-12)


     Após o dilúvio, os filhos de Noé: Cam, Sem e Jafé tem a obrigação e o dever de povoar toda a terra de novo. Segundo relatos históricos demonstra que os três partiram para lugares diferentes da terra dando origem assim aos diversos povos existentes na terra. Em Gn 10 temos a divisão da terra entre os filhos de Noé e podemos reparar desde o início a formação de povo importantes para o contexto bíblico ao longo de todos os livros do Velho Testamento.

1 - Filhos de Sem.

      Os filhos de Sem (semitas) os descendentes de Sem são os povos do oriente, como conhecemos nos dias atuais entre eles podemos encontrar os árabes e os judeus. Segundo os históriadores as primeiras organizações sociais que temos notícias ocorreram na região dos grandes rios (Eufrates e Tigre), tendo como berço da civilização o atual Iraque com a sua fala pershi (lê-se parsi), o qual segundo eles se acreditam que seja a língua original dada por Deus aos homens. Segundo o Islamismo e as crenças antigas a cidade de Meca é o ponto exato onde houve a queda de Adão é onde se encontra a Caaba - Pedra Negra que se encontra no meio da cidade de Meca - seja o local exato da queda do homem.
     Para nós os filhos de Sem tem uma grande importância é dessa linhagem que Abrão sai para ser escolhido por Deus para formar o povo escolhido de Deus. Os sumérios foram um dos primeiros povos a se organizarem como uma sociedade é deles que surgem as primeiras leis que tomam conta de todos os povos da terra a adotarem com um padrão de regras a serem seguidas. Suas primeiras cidades foram Ur (de onde sai Abrão), Uruk e Nipur, o povo sofreu muito com as enchentes dos rios Tigre e Eufrates o que levou ao povo construir barragem e reservatórios e canais de irrigação que levavam as águas para as terras secas. E acredita-se que eles foram os primeiros a inventarem a escrita cuneiforme que foi utilizada pelos sírios, persas e hebreus.

2 - Filhos de Cam.

    O segundo filho de Noé Cam o qual viu a nudez de seu pai (Gn 10.22), o qual Noé amaldiçoou não a seu filho mas a seu neto Canaã que seria escravo de todos os seus irmãos. Segundo Chanplin em seus comentário o motivo de Noé ter amaldiçoado a seu neto e não a seu filho é que se ele amaldiçoa-se a Cam ele também seria amaldiçoado, pois, ele era de linhagem direta. A maldição de Noé sobre seu neto faria com que alguns anos atrás todos os seus descendentes fossem destruídos pelos israelitas, os quais conquistaram toda a terra de Canaã*. 
     Outro povo importante que saiu dos filhos de Cam sem sombra de dúvidas foram os Mizraim, mas conhecidos para nos como os egípcios, que foram segundo a história a primeira grande potência mundial a conquistar quase todo o mundo conhecido da época. O qual segundo o livro de Êxodo é de do Egito que o povo de Israel sai para conquistar a terra prometida. Saindo assim do centro do mundo para a sua própria nação. Continuando na região da África também podemos observar uma outra grande nação sendo descendente de Cam os cuxitas (etíopes) que travaram grandes guerras contra os egípcios. E os filhos de Casluim (filisteus) o qual seria inimigos do povo de Israel durante a época dos juizes e dos reis de Israel. 

      2.1 - Babel.

     Os povos em suas origens tinha uma mesma língua sendo assim uma forma fácil para ser consegui tudo o que quisessem fazer. Em Gn 10.6-10, vemos o começo da história de Ninrode o qual os próprios relatos nos diz que ele foi oposição ao Senhor. O primeiro governante do mundo segundo os relatos bíblicos. Segundo relatos de Flavio Josefo em seu Livro "Historia dos Hebreus" nos diz que a intenção de Ninrode foi dominar todos os seus irmão e desprezar a Deus por completo dizendo que toda a fortuna que o homem adquiria era por méritos próprios e não por causa de Deus. A construção da Torre de Babel era o meio do povo escapar de um segundo possível diluvio que exterminaria a raça humana, Ele continua a escrever que como Ninrode era astuto em suas palavras levou a todos os seus outros irmãos a construírem a torre a qual alcançou um tamanho enorme rapidamente. R. N. Chanplim nos diz as características de Ninrode, ele nos diz que ele era mal, arrogante e um assassino, mas ao mesmo tempo ele realizava caçadas onde distrinuia comida para todos em sua cidade. O contraste entre o mal e o bem sempre fizeram parte da vida de Ninrode o pai da cidade de Babilônia aonde o mesmo era tido como o deus Bel a divindade fundadora da cidade.
A Sibila assim descreve esse grande acontecimento: "Todos os homens que então tinham uma só língua construíram torre tão alta que parecia que ela se elevaria até o céu. Mas os deuses levantaram contra ela tão violenta tempestade que ela foi derribada e fizeram com que aqueles que a haviam construído falassem no mesmo instante diversas línguas. Isso foi causa de que se desse o nome de Babilônia à cidade que depois foi construída naquele mesmo lugar". * Trecho retirado do livro História dos Hebreus - Flavio Josefo
Deus age da forma contraria ao invés de provocar um destruição geral na raça humana ele simplesmente muda a língua dos povos e passa assim a ter vários idiomas e dialetos no mundo todo. A descendência de Ninrode voltaria a entrar na história através dos seus parentes distantes os caldeus e os babilônicos.

3 - Filhos de Jafé

E por último os filhos de Jafé, eles não tiveram tanta importância dentro dos livros  da Torah, mas estão diretamente relacionados com os reinos e até mesmo com eventos futuros.  Entre eles encontramos atualmente os sírios e libaneses principais inimigos dos israelenses nos dias atuais e nos tempos de Davi. Profetas como Isaias, Jeremias e Ezequiel profetizaram  contra algumas cidades dos filhos de  Jafe sendo assunto para outros dias.

4- A escolha.

Em Gn 12 vemos a origem de uma nova nação que será marcada por alto e baixos e se localizará no meio do mundo antigo sendo o ponto de entrada da Europa, Ásia e África. A história do povo hebreu a de seus patriarcas são demonstradas nos próximos capítulos do livro. Começa com chamado de Abraão e sua saída da cidade de Ur dos Caldeus (filhos de Sem). É a sua jornada a terra de Canaã (filho de Cam). 

*Jebuses,  Heveus, Girgazeus, Amorreus, Hete e outros Povos


Comentários