03 de Janeiro - Dilúvio (Gn 7-9)

     

     A segunda grande mudança na terra para alguns estudiosos, a primeira com a queda de Satanás na terra e a segunda esta diretamente relacionada ao dilúvio. Cientistas não querem admitir ou reconhecer que realmente aconteceu um diluvio sobre a face da terra, mas o fato interessante é que em todos os povos antigos se tinha história a respeito de um dilúvio, maias, sumérios, persas, gregos, romanos, egípcios e israelitas todos eles contam histórias semelhantes sobre esse fato.

1 - Noé.

    O personagem principal dessa história é Noé, o oitavo da linhagem de Seth, ele possui umas característica que podemos analisar dentro de Gn 5.29 seu pai achava que ele era especial  que ele mudaria o mundo. Segundo Josefo as ações bondosas de Noé fazia com que o povo criasse raiva de sua pessoa. Deus decidira destruir todo o povo por causa de sua malicia e maldade contra toda a obra feita por Deus. Segundo o Livro de Enoque Noé era diferente pelo fato de se parecer com o filhos dos deuses, dando de novo uma ênfase a anjos coabitando entre os homens. Mas, o que a bíblia nos diz a respeito de Noé para ele ter sido escolhido por Deus? Ele era justo (Gn 6.9), grande fé (Hb 11.7), pregador da justiça (II Pe 2.5) e andava com Deus (Gn 6,9) por esses motivos Deus escolheu Noé para que dele fosse feito novamente a raça humana sobre a terra.

2 -  O diluvio.

      Existe uma contradição muito grande no meio dos estudiosos se ele foi a nível global ou a nível regional. muitas culturas defendem que ele tenha sido de forma global abrangendo todo o globo conhecido com exceto a história romana que defende que ele tenha ocorrido apenas em uma região.
No inicio do século XX através do meteorologista alemão Alfred Weigener defendeu a existência de um continente único o qual chamou de pangeia. Podemos, ter uma base que isso possa ter acontecido? Em Gn 7.11 nos diz que as fontes dos grande abismo se abriram, as águas do grande diluvio não vieram somente por cima, mas pro baixo também não dando nenhuma chance para qualquer ser escapar para os lugares mais altos. Para crermos em um diluvio a nível global somente com um único continente poderia ser plausível essa colocação e aceitação já que povos antigos da Oceania, América, Europa, Africa e Ásia tem a mesma historia.
      A história mais famosa do diluvio que temos registro esta na Epopeia de Gilgamesh, não somente a passagem do dilúvio mas também muitas referencias dentro do livro de Gênesis foram encontradas dentro dela. Povos que tinha a crença em um diluvio a nível universal:


O dilúvio na mitologia greco-romana

A mitologia greco-romana nos conta a história de Deucalião e Pirra, os sobreviventes do dilúvio imposto por Zeus com o propósito de exterminar a raça humana.

O dilúvio na mitologia Maia

"Segundo o Popol Vuh, o mundo era um angustiante nada, até que os deuses - o Grande Pai e a Grande Mãe, um criador, a outra fazedora de formas - resolveram gerar a vida. A intenção de ambos era serem adorados pela própria criação. Primeiro, fizeram a Terra, depois, os animais e, finalmente, os homens. Estes, inicialmente, foram criados de barro. Como não deu certo, o Grande Pai decidiu retirá-los da madeira. Porém, os novos homens, apesar de ativos, eram vaidosos e frívolos, obrigando o Grande Pai a destruí-los em um dilúvio."

O dilúvio na mitologia Suméria

O mito sumério de Gilgamesh nos conta os feitos do rei da cidade de Uruk, Gilgamesh, que parte em uma jornada de aventuras em busca da imortalidade, nesta busca encontra as duas únicas pessoas imortais: Utanapistim e sua esposa, estes contam à Gilgamesh como conquistaram tal sorte, esta é a história do dilúvio. O casal recebeu o dom da imortalidade ao sobreviver ao dilúvio que consumiu com a raça humana.

A versão científica do dilúvio

Segundo a geologia moderna, o dilúvio realmente ocorreu na região do Crescente Fértil, porém não há comprovação de sua extensão global. Geólogos afirmam com base em estudos da erosão e das marcas geológicas que o dilúvio teria ocorrido em escala local, porém abrangendo todo mundo conhecido da época. Onde haviam civilizações, houve o dilúvio. Mas como explicar que uma cultura tão distante como a Maia tenha incorporado tal história em sua carta de mitos. Teria sido o dilúvio mundial?

* Texto em itálico extraído do site: www.historialivre.com/univerzo/diluvio.htm

Muitos outros povos também tem a cultura e a crença em um acontecimento catastrófico que destruiu o mundo. Cientistas não tem como negar que um fato como o diluvio ocorreu em grande escala, a unica forma que diversos povos espalhados pelo mundo todo ter a mesma visão sobre o diluvio é que realmente ele existiu, a probabilidade de um único continente seja muito grande de ter ocorrido e que a bíblia está correta.

Comentários